28/09/2021 07:28:00

Existe um molusco que lembra o que, quando e onde comeu – até na velhice

Existe um molusco que lembra o que, quando e onde comeu – até na velhice - Notícias - Mato Grosso digital
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Você se lembra do que jantou ontem? E do que pediu pelo iFood na sexta-feira da semana retrasada? Ou ainda qual foi o almoço do quinto dia útil de quatro meses atrás? Bom, o choco, um tipo de molusco cefalópode e parente de polvos e lulas, se lembra de tudo isso e muito mais, incluindo até mesmo as primeiras refeições que fizeram.
 
Segundo um novo paper publicado no Proceedings of the Royal Society B, os chocos (ou cuttlefish, no inglês, apesar de não serem peixes) apresentam uma forma de registro episódico de memória, assim como os seres humanos. Entretanto, diferente de nós, suas memórias não se degradam com o tempo, fazendo com que um deles, mesmo na extrema velhice, ainda se lembre daquele camarão que ele “mandou para dentro” há um ano e meio.
 
 
 
 
 
 
“Os chocos podem se lembrar do que comeram, além de onde e quando comeram, e usam essas informações para guiar suas decisões alimentícias no futuro”, disse Alexandra Schnell da Universidade de Cambridge, co-autora do paper. “O que é mais surpreendente é que eles não perdem essa capacidade com a idade, ainda que outros sinais do passar do tempo apareçam normalmente, como perda de função muscular ou redução de apetite”.
 
Cefalópodes em geral são considerados extremamente inteligentes, capazes de distinção motora e capacidade rápida de aprendizado: não por menos, uma busca rápida mostra vários vídeos de polvos fazendo coisas “humanizadas” no YouTube, como manipular utensílios, por exemplo.
 
No caso dos chocos, Schnell acredita que essa capacidade de memória tem a ver com outra habilidade demonstrada pela espécie: a compreensão do conceito de “gratificação”. Em outras palavras: esse animal entende o sentido de esperar por uma comida mais saborosa do que simplesmente saciar a fome com a primeira refeição que lhe aparecer – muito parecido com você no quinto dia útil do mês, no horário de almoço do seu trabalho. Você (e o choco) não quer só comer, mas comer bem.
 
 
 
 
 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Sexta-Feira, 15 de Outubro de 2021

Ver todos os notícias


Cuiabá

. Umidade do ar:

18 Oct 2021

27ºC / 19ºC

19 Oct 2021

27ºC / 19ºC