05/12/2021 07:30:00

Brilhos na floresta: cientistas descobrem nova espécie de fungo na Amazônia que brilha no escuro

Brilhos na floresta: cientistas descobrem nova espécie de fungo na Amazônia que brilha no escuro - Notícias - Mato Grosso digital
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cientistas do AM descobrem nova espécie de fungo na Amazônia que brilha no escuro
 
 
 
Era noite de lua nova e tempo nublado na Amazônia quando a pesquisadora Noemia Ishikawa viu pela primeira vez os fungos bioluminescentes, em 2017. Eles foram apresentados por um morador da região, o indígena Aldevan Baniwa, que conhecia o fenômeno como “Brilhos da Floresta”.
 
Os brilhos já eram conhecidos da comunidade indígena, em São Gabriel da Cachoeira (AM), e usados como iluminadores das trilhas. Eles não podiam ser vistos em noites com forte luz da lua e muito menos com luzes da cidade.
 
No final de novembro deste ano, pesquisadores catalogaram a segunda espécie de fungo bioluminescente descoberta na Amazônia. Ela foi vista pela primeira vez em 2018, nas margens do rio Cuieiras, no município de Maués (AM).
 
 
 
 
Imagens da nova espécie de fungos bioluminescentes da Amazônia foram publicadas na Revista Mycoscience.
 
 
 
Foram cerca de três anos de análises até o grupo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que estuda fungos bioluminescentes, anunciar a descoberta dessa nova espécie. O resultado da pesquisa foi publicado na última semana na revista cientifica Mycoscience, da Agência de Ciência e Tecnologia do Japão.
A pesquisadora Noemia Ishikawa afirma que uma das formas de comprovar que um fungo é bioluminescente é através da fotografia, o que, segundo ela, é difícil de fazer por conta da sensibilidade da luz emitida por eles.
 
 
 
 
 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Quinta-Feira, 20 de Janeiro de 2022

Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2022

Ver todos os notícias


Cuiabá

. Umidade do ar:

25 Jan 2022

27ºC / 19ºC

26 Jan 2022

27ºC / 19ºC