01/10/2024 08:00:00

Primeira-dama de MT e Setasc anunciam projeto "Alimentos da Terra" para capacitar cultivo de alimentos em aldeias

Nova ação social foi anunciada em reunião com lideranças indígenas da etnia Xavante do município de Campinápolis

Primeira-dama de MT e Setasc anunciam projeto

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, junto com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc), anunciou a criação de um novo projeto no âmbito do programa SER Família Indígena. Trata-se do "Alimentos da Terra", que busca auxiliar e capacitar a comunidade das aldeias no cultivo de alimentos. A nova ação social foi anunciada, na última sexta-feira (27.09), em reunião com lideranças indígenas do município de Campinápolis (a 553 km de Cuiabá).

 

"Tenho certeza que esse projeto irá auxiliar os povos indígenas a aproveitar os alimentos, seja para consumo, ou como fonte de renda. Eu sempre digo que podem contar com o Governo de Mato Grosso e agradeço os nossos parceiros, o deputado Max Russi, a secretária Grasi, que lidera a Setasc e tira os meus sonhos do papel, e também à deputada Gisela Simona. Gratidão a todos", disse a primeira-dama Virginia Mendes.

 

A iniciativa é uma parceria da Setasc, por meio da Superintendência de Assuntos Indígenas, com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

 

A secretária de Estado de Assistência Social, coronel Grasi Paes Bugalho, destacou que o projeto "Alimentos da Terra - SER Família Indígena" vem para agregar outras ações do Governo de Mato Grosso e relembrou de algumas que foram realizadas somente neste ano no município de Campinápolis.

 

"Esse projeto possibilitará às aldeias plantarem os alimentos, venderem o excedente, terem conhecimento do manejo da terra e conquistarem autonomia. Lembro que, em abril, realizamos uma ação e percorremos 162 aldeias para fazer o recadastramento das famílias no Cadastro Único para que o Programa SER Família Indígena pudesse aumentar o alcance e atender com a transferência de renda. Já entregamos cestas de alimentos, por meio do Programa SER Família Solidário, e uma van para apoiar na referência de assistência social à população indígena com o apoio da senadora Margareth Buzetti”, declarou a secretária.

 

Créditos - Layse Karolline de Oliveira Ávila

Foto: Jana Pessôa/Unaf

 

 

Coronel Grasi também relatou sobre uma proposta para que Campinápolis tenha o primeiro Centro de Referência de Assistência Social Indígena (CRAS).

 

"E para que esses e outros trabalhos sejam entregues e se tornem realidade, nós precisamos dessa parceria forte com os municípios e que os caciques estejam ao lado da gestão municipal e estadual", reforçou.

 

Segundo o superintendente de Assuntos Indígenas da Setasc, Agnaldo Santos, a grande demanda da comunidade indígena é a agricultura familiar e o programa “Alimentos da Terra - SER Família Indígena” virá para auxiliar começará em 40 aldeias.

 

“As tratativas estão em andamento com a Seaf e logo estaremos aqui para fazer o lançamento do projeto piloto. As áreas destinadas para o plantio será de 2 a 5 hectares, além da capacitação”, afirmou.

 

Estiveram presentes do encontro o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Max Russi; a deputada federal Gisela Simona e lideranças indígenas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

14 Oct 2024

27ºC / 19ºC

15 Oct 2024

27ºC / 19ºC

ENQUETE

NO DIA 27 DE OUTUBRO DE 2024, TEREMOS O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES EM CUIABÁ. EM QUEM VOCÊ VAI VOTAR?

Votar Ver resultados

NO DIA 27 DE OUTUBRO DE 2024, TEREMOS O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES EM CUIABÁ. EM QUEM VOCÊ VAI VOTAR?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados