16/10/2023 16:14:00
Apresentado pelo Flamengo, Tite revela por que aceitou comandar o clube: ‘Perspectiva de títulos’
Técnico rubro-negro também comenta situação de renovações, papo com o grupo e polêmica envolvendo Gabigol

Tite concedeu a primeira entrevista coletiva como técnico do Flamengo nesta segunda-feira (16), no Ninho do Urubu. Na apresentação, o treinador falou sobre o novo desafio, projeções para o trabalho e expectativa acerca da próxima temporada.
Participaram da coletiva o presidente Rodolfo Landim, o CEO Reinaldo Belloti, o vice-presidente de futebol Marcos Braz e o diretor executivo da pasta, Bruno Spindel.
RODOLFO LANDIM
- Enorme satisfação de contar com o Tite uniformizado de rubro-negro e de toda sua grande equipe, equipe com a qual tive a honra e felicidade de conhecer trabalhando na Copa América. Ele sabe que sempre foi um sonho a gente poder realizar e trabalhando lado a lado para buscar novas conquistas. O convívio que a gente teve foi curto, mas intenso e muito marcante para mim. Eu passei momentos que nunca mais esqueci, agradeço a ele e à equipe pela forma como fui recebido. Falar da qualidade do Tite é perder tempo. Todo mundo conhece trabalhos que ele fez, o quanto ele foi vencedor, o DNA com a cara do Flamengo, e as expectativas que a gente tem de trabalho são as melhores possíveis. E eu fico ainda mais feliz de ver o sorriso nos olhos, a vontade que todos têm de abraçar esse trabalho. Agradecer ao Tite por ter me ouvido e entendido que era importante a chegada dele um pouco antes do inicio do próximo ano, fazia parte do planejamento conseguir buscar os objetivos desse ano que são importantes para temporada do ano que vem e para ter maior conhecimento do que precisará ser feito em termos de planejamento para a gente melhorar ainda mais em 2024.
Tite foi apresentado pelo Flamengo nesta segunda-feira (16) (Foto: Paula Mattos/Lance!)
REINALDO BELLOTI
- Tite, seja bem-vindo ao Flamengo. Seu último trabalho foi na seleção de um país e agora você vai cuidar do time da Nação.
MARCOS BRAZ
- Quando você contrata um técnico do tamanho dele, não precisa fazer apresentação e nem dar explicações. Dois ciclos de Copa do Mundo, campeão de todos os torneios e competições que o Flamengo almeja ser campeão no ano que vem. Agradecer aos representantes de Tite pela ajuda no processo.
BRUNO SPINDEL
- Faço minhas as palavras do Marcos e do presidente. Agradecer ao Tite por estar conosco, aceitar o desafio, ao Gilmar pai e filho. Prazer muito grande estar ao lado do Tite trabalhando aqui, dar boas-vindas. Eu tenho certeza que ele vai trazer muito sucesso.
TITE
- Por mais programação que se tenha do que se queira fazer, as informações se captam: e a que me capta mais é a de quando eu joguei contra o Flamengo. Ainda bem que não peguei o Zico… eu na Portuguesa, na época. O quanto corri atrás e passei de sufoco… Falei disso para mostrar a história e o quanto sei da grandeza. É um orgulho, um desafio e uma responsabilidade muito grande.
O QUE FOI TREINADO NA PRIMEIRA SEMANA?
- Primeiro conhecimento humano, dos funcionários, depois com os atletas, e três por videoconferência, para mostrar a importância do trabalho todo. Depois as informações, implementação de tática, técnica, e física a gente já implementou bastante.
O QUE MOTIVA A DIRIGIR O FLAMENGO?
- Quando tivemos conversando, é sim um projeto de 2024, busca de uma retomada de vitórias importantes, perspectiva de títulos e o alinhamento de datas para que a gente possa seguir o trabalho e ter possibilidade de êxito, que é o que me move.
O QUE FEZ REPENSAR O PROJETO DE TRABALHAR SÓ EM 2024 E O QUE FACILITA CONHECER TANTOS JOGADORES?
- Eu prefiro colocar um ajuste de datas. O objetivo de 2024 foi a premissa da conversa, e quando conversamos a respeito, o Braz disse “como a gente ajusta os seus objetivos profissionais com as necessidades do Flamengo?” Ele é de 24? É? Mas como pode ser de agora? Aí o projeto pesou mais forte. E traz benefícios. O objetivo é a classificação direta pra Libertadores, é o que é. A perspectiva matemática é sonho. Essas necessidades o que traziam de benefício? Conhecer os atletas e estar trabalhando agora é importante. Eu respeito pensamentos diferentes, mas é uma percepção da grandeza do Flamengo e dos objetivos do trabalho.
GABIGOL E PEDRO JUNTOS? BRUNO HENRIQUE?
- Conversei com Gabi e Pedro e falei da possibilidade de junção dos dois. Com o Bruno, Cebolinha ou Luiz Araújo tem mais variações. Jogar bem na fase ofensiva, defensiva, bolas paradas. Quando alguma coisa não funcionar bem, você está longe da vitória.
RENOVAÇÕES
- O técnico é uma figura importante, mas acima há uma direção e uma hierarquia que precisa ser seguida. Existe um respeito a uma história. Há um encaminhamento, mas são 12 jogos decisivos para que a gente alcance a classificação.
POLÊMICA COM GABIGOL
- Conversei com ele, sim, e expliquei que eles disputaram vaga para a Copa de outra forma, são características diferentes.
O QUE CHAMOU ATENÇÃO NO PROJETO?
- Quatro anos de clube, a estabilidade que ele tem, a torcida e o quanto ela te incentiva e mobiliza para tal. A estrutura como a do Ninho, o grupo como joga, as pressões que têm. Eu não queria vir agora porque é um tempo melhor em início de ano, mas há a necessidade do clube. E a experiência possa permitir que seja melhor agora e acelerar o processo. O desafio da obra, o estado onde eu nunca trabalhei. É desafiador nesse aspecto.
EVERTON CEBOLINHA
- É um grande momento da conquista da Copa América, ele foi destaque sim, eu vou pegar palavras do Pedro e me permitam trazer a público. Como vocês podem contribuir um com o outro? (Ele e Gabi). A gente competindo vai estar trazendo o nível para cima. Isso que eu acredito e serve para o grupo também
COMO TRABALHAR O GRUPO DENTRO DOS PROBLEMAS?
- Eu observava os técnicos e dizia “ele pode escalar, mas ele treine igual e me respeite igual”. Respeito acima de tudo.
DIAGNÓSTICO DO FLAMENGO DE 2023 TER TANTO FRACASSO
- Todas as atenções voltadas às informações verdadeiras, agora eu amplio para o Fabinho e Juan, para todo pessoal. A gente conversou de manhã com o Mário Jorge nessa transição e ele com peso e competência de poder participar e vislumbrar o jogo.
O QUE PRETENDE FAZER COM O ELENCO QUE PRECISA PROPOR JOGO?
- O jogo é um mecanismo vivo, mas parte de alguns princípios. Manter posse, ser criativo-ofensivo. É um DNA do Flamengo e vai continuar sendo, porque o técnico tem que se adaptar aos jogadores e à equipe, e não o contrário. Talvez numa intensidade menor porque é preciso ter consistência defensiva. E aí vai fazer o quê? Controlar o adversário, não dar possibilidade de finalização. A gente vai procurar equilibrar essas ações.
REGASTE DO ESTILO DO FLAMENGO
- Em uma conversa com Zico, esse senso criativo, essa capacidade de agredir o adversário sendo contundente, procurando o gol, faz parte do conjunto. Mas esse equilíbrio que me referi é fundamental. Está uma ligada à outra. Dorival não tinha o Bruno, ele está em um grande momento. Se pré-estabeleceu falar em um estilo, mas o campo fala. Às vezes, ele esconde, mas normalmente, o campo fala.
Escrito por Paula Mattos/LANCE!
Leia também
Quinta-Feira, 30 de Novembro de 2023
Quinta-Feira, 30 de Novembro de 2023
Quinta-Feira, 30 de Novembro de 2023
Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2023
Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2023
Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2023

Cuiabá
. Umidade do ar:
02 Dec 2023
27ºC / 19ºC
03 Dec 2023
27ºC / 19ºC
As mais lidas
Esporte
Cebolinha e Everton Ribeiro sentem dores e serão reavaliados pelo Flamengo
30/11/2023 17:20:00
Mundo
Jerusalém tem ataque a tiros; Israel e Hamas decidem prolongar cessar-fogo
30/11/2023 16:15:00
ENQUETE
Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?
Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados