16/01/2026 09:35:00

Secel convoca trabalhadores do audiovisual no Estado para definir aplicação de recursos de edital

O edital Arranjos Regionais conta com recursos do Ministério da Cultura (Minc) para Fundo Setorial do Audiovisual

Secel convoca trabalhadores do audiovisual no Estado para definir aplicação de recursos de edital - Notícias - Mato Grosso digital
A Superintendência de Economia Criativa da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) está convocando representantes do  setor audiovisual do Estado para uma reunião pública online a fim de discutir a distribuição dos recursos dos editais que serão elaborados pelo órgão na modalidade de co-investimento com o Governo Federal, por meio dos Arranjos Regionais, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (Minc). As inscrições podem ser feitas até esta sexta (16.01), às 16h – clique aqui. A reunião está marcada para as 16h30, com término previsto para as 18h30 do mesmo dia.  
 
 
Os Arranjos Regionais visam estimular o desenvolvimento e o fortalecimento das cadeias produtivas locais por meio da descentralização de recursos e da consolidação de uma política de complementaridade, elaborada em conjunto com estados e municípios. O objetivo é o fortalecimento dos eixos da Política Nacional de Audiovisual, a partir do investimento de recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
 
 
 
Créditos - Tchelo Figueiredo
 
 

“A Secel encaminhou e aprovou no Edital dos Arranjos Regionais uma proposta para Mato Grosso, em um total de R$ 18 milhões investidos no audiovisual mato-grossense, sendo R$ 3 milhões oriundos do orçamento próprio. Neste momento, estamos detalhando o plano de ação aprovado pelo Minc/SAV. Para isso, iremos ouvir os trabalhadores do audiovisual mato-grossense com o intuito de definir o objeto a ser fomentado, os produtos: formato, tipologia e valores por projeto, dos recursos oriundos do FSA”, explica a superintendente de Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura.
 
 
 
 
 

Conforme a superintendência, serão elaborados três editais com recursos próprios da Secel. As propostas serão apresentadas na reunião, assim como a distribuição do recurso. Os editais serão elaborados com a contribuição do setor e seguindo os regramentos e a legislação da Agência Nacional do Cinema (Ancine). “Trata-se de um investimento retornável e que retroalimenta o Fundo”, frisa Keiko.
 
 
No total, serão lançados quatro editais, que vão contemplar os eixos de formação, produção, negócios e difusão, em consonância com o Plano Nacional de Desenvolvimento do Audiovisual e da política de desenvolvimento do audiovisual de Mato Grosso, setor que tem recebido investimentos do Estado. “Reconhecemos o potencial de desenvolvimento do audiovisual como grande atrativo da economia criativa”, conclui a superintendente.
 
 
 
 
 
 
 
 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Terça-Feira, 13 de Janeiro de 2026

Segunda-Feira, 29 de Dezembro de 2025

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

18 Jan 2026

27ºC / 19ºC

19 Jan 2026

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados