05/02/2026 09:45:00

Patrocínio da Secel proporciona aulas de balé, capoeira, karatê, ritmos, natação, jiu-jitsu e treinamento funcional

As aulas ocorrem em espaços nas proprias comunidades para facilitar o deslocamento e garantir a a frequência dos alunos

Patrocínio da Secel proporciona aulas de balé, capoeira, karatê, ritmos, natação, jiu-jitsu e treinamento funcional - Notícias - Mato Grosso digital
Projeto patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), no valor de R$ 400 mil, via emenda parlamentar, beneficia 500 participantes de comunidades em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa oferece aulas gratuitas, com professores capacitados, de balé, capoeira, karatê, ritmos, natação, jiu-jitsu e treinamento funcional. Idealizado pelo Instituto Realize, o projeto abrange o interior do Estado, os  municípios de São José do Rio Claro, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte e, dois bairros de Cuiabá,  Ribeirão do Lipa e Jardim Industriário II.
 
 
O instituto fornece gratuitamente todo o material necessário para a prática das atividades, como quimonos, uniformes de ballet e equipamentos esportivos, removendo a barreira financeira que, por vezes, impede o acesso às atividades. Expandindo o sucesso de edições anteriores realizadas na Capital, o RealizAção chega ao interior com o objetivo de fortalecer vínculos comunitários e promover cidadania.
 
 
 
 
 

"Não estamos apenas oferecendo uma aula de esporte, estamos levando uma estrutura de ponta para dentro das comunidades.
 
 
Quando entregamos um uniforme e colocamos um professor qualificado em municípios que muitas vezes carecem dessas opções gratuitas, estamos entregando dignidade e novas perspectivas para essas famílias", destaca a coordenação do projeto.

 
A grade de atividades foi desenhada para atender a vocação e a demanda de cada localidade. Abrange desde artes marciais até atividades rítmicas e aquáticas. No Ribeirão do Lipa, em Cuiabá, por exemplo, são ministradas aulas de balé e capoeira. Já no Bairro Jardim Industriário II, por sua vez, as aulas são de karatê e ritmos.
 
 
Em São José do Rio Claro, os alunos têm capacitação em natação e balé, enquanto em Guarantã do Norte recebem capoeira e jiu-jítsu.
 
 
Já o município de Ipiranga do Norte, tem atendimento de ritmos e treinamento funcional.

 
As aulas ocorrem em espaços parceiros dentro das próprias comunidades para facilitar o deslocamento e garantir a frequência dos alunos. Além do desenvolvimento físico e motor, o projeto possui um forte viés pedagógico, trabalha valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe. O início das aulas nesta semana marca a consolidação da primeira etapa, que prevê um calendário contínuo de atividades ao longo dos próximos meses. O ápice são eventos de integração e mostras culturais. 

 
Além de patrocínio do Governo de Mato Grosso, via Secel, o projeto do Instituto Realize recebe incentivo financeiro da Assembleia Legislativa, e conta com o apoio institucional do Instituto Criar.
 
 
 
 
 
 
 
 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

06 Feb 2026

27ºC / 19ºC

07 Feb 2026

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados