03/12/2025 09:45:00

ALMT e parceiros preparam concerto Notas que Cultivam neste sábado no Parque das Águas

Evento celebra os 190 anos da ALMT, 60 anos da Famato e 55 anos de fundação da UFMT

ALMT e parceiros preparam concerto Notas que Cultivam neste sábado no Parque das Águas - Notícias - Mato Grosso digital
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) preparam uma grande ação cultural, neste sábado (6), às 19h, no Parque das Águas, em Cuiabá. É o concerto ‘Notas que Cultivam’, que terá a apresentação do cantor e multi-instrumentista Gabriel Sater e a Orquestra Sinfônica da UFMT. O concerto-show vai celebrar os aniversários de 190 anos da ALMT, 60 anos da Famato e 55 anos de fundação da UFMT.
 
 
“A Assembleia celebra 190 anos com esse show cultural aberto à população. Ao levar um show gratuito ao Parque das Águas, garantimos acesso à cultura, aproximamos famílias, movimentamos a economia criativa, estimulamos o turismo e fortalecemos parcerias entre universidade, setor produtivo e parlamento”, afirmou o presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB).
 
 
Da mesma forma, o secretário de Comunicação Social da ALMT, coronel Henrique Santos destacou o evento. “Esperamos todos para aproveitar essa cultura musical que será apresentada neste sábado, a partir das 16h. Um evento para toda a família, no Parque das Águas, com toda estrutura necessária”, afirmou o secretário, durante entrevista no programa Painel da Rádio Assembleia, nesta terça-feira (2), junto com a reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva. 
 
 
Gabriel Sater também fez o convite. “Olá, meu povo querido de Cuiabá!
 
 
Passando para convida-los para esse show imperdível. Estarei ao lado da orquestra sinfônica da UFMT pela primeira vez, show único e exclusivo, com entrada franca. Espero todos vocês!”
 
 
“Produzir alimentos também é produzir cultura. Apoiar a orquestra e a universidade é investir em gente. É um prazer celebrar com a sociedade uma marca histórica de instituições que ajudam a construir Mato Grosso”, afirmou o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain.
 
 
Conforme a reitora Marluce, a programação reforça o papel transformador da universidade que atende 23 mil estudantes, nos campus de Sinop, Várzea Grande, Araguaia - com duas unidades, Cuiabá e Lucas do Rio Verde. 
 
 
“Temos a certeza de que vamos fortalecer todos os nossos objetivos de produção de conhecimento, de ciência, de assistência técnica com qualidade e de produção de muitos alimentos. Vamos realizar uma festa maravilhosa com show de excelência porque a nossa orquestra universitária é conhecida nacionalmente e internacionalmente. Agora, com a parceria estabelecida com o Gabriel Sater vai ser uma grande festa”, afirmou a reitora.
 
 
O superintendente do Senar Mato Grosso, Marcelo Lupatini, entidade que compõe o Sistema Famato, falou sobre a importância da parceria para levar cultura e lazer à população, durante entrevista também no Painel, nesta segunda-feira (1º).
 
 
“A população que quiser ter uma noite diferente, com grande show cultural está convidada. O evento é aberto ao público, numa parceria que vai proporcionar um evento cultural às famílias mato-grossenses”, convidou. 
 
 
 
PROGRAMAÇÃO – A partir das 16h, o público terá a oportunidade de conferir a feira de produtos do campo, produzida pela agricultura familiar e mostra de cursos da UFMT. 
 
 
Às 19h, Gabriel Sater sobe ao palco acompanhado pela Orquestra da UFMT, formada por 35 instrumentistas de cordas, madeiras e metais.
 
 
No repertório, música raiz, sonoridades pantaneiras, autorais, dentre outras. Dezenove canções ganharam arranjos inéditos do maestro Andrew Moraes, escritos especialmente para a formação sinfônica.
 
 
Com 25 anos de carreira, Gabriel Sater reúne parcerias com Almir Sater, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Inezita Barroso, Zeca Baleiro, Fafá de Belém e maestro João Carlos Martins. Lançou seis CDs e um DVD, compôs mais de cem músicas e participou de trilhas para cinema, TV e teatro, além de atuar nos remakes das novelas da Rede Globo ‘Pantanal’ e ‘Renascer’.
 
 
 
 
POR ITIMARA FIGUEIREDO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

04 Dec 2025

27ºC / 19ºC

05 Dec 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados