12/07/2025 09:25:00

Deputado Valmir Moretto propõe solução emergencial para garantir tráfego e escoamento agrícola em Vila Bela

Durante sessão na ALMT, parlamentar defendeu o uso de balsas e rebocador como alternativa à interdição da principal ponte do município, que afeta a segurança e a economia local

Deputado Valmir Moretto propõe solução emergencial para garantir tráfego e escoamento agrícola em Vila Bela - Notícias - Mato Grosso digital
Durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), realizada na manhã desta quarta-feira (9), o deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) apresentou uma proposta para enfrentar a situação emergencial do município de Vila Bela da Santíssima Trindade (a 523 km de Cuiabá), que teve sua principal ponte interditada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A interdição foi determinada por meio da Portaria nº 3.922, publicada no Diário Oficial da União de 1º de julho de 2025.
 
 
Diante da deterioração estrutural da ponte, que representa risco à segurança da população, o Dnit restringiu o tráfego de veículos com peso superior a 30 toneladas e estabeleceu o prazo de 60 dias para a construção de uma passagem provisória de madeira. O deputado Valmir Moretto defendeu a adoção de uma solução emergencial que atenda, inclusive, à necessidade de garantir o escoamento da produção agrícola do município, atualmente comprometido pela interdição.
 
 
“Propus ao Dnit que seja realizado o uso de balsas e rebocador.
 
 
Acredito que essa é uma pauta que devemos levar para Brasília”, defendeu o parlamentar. Segundo ele, "somente em 2023, segundo dados  do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município de Vila Bela da Santíssima Trindade, produziu 393 mil toneladas de grãos, ocupando a 65° posição no ranking estadual. Em termos econômicos, o valor da produção agrícola atingiu R$ 704 milhões.”, pontuou o republicano na sessão ordinária desta quarta.
 
 
Para o deputado Valmir Moretto, a interdição da ponte por 60 dias para veículos com peso superior a 30 toneladas pode impactar negativamente o setor agrícola local, especialmente neste período de final de safra. Embora o Dnit tenha proposto a construção de uma ponte de madeira como solução provisória, o parlamentar aponta que a obra dificilmente será concluída dentro do prazo estipulado, devido à falta de recursos que o departamento enfrenta.
 
 
De acordo com a determinação do Dnit, a restrição tem como finalidade preservar a integridade da estrutura existente e garantir a segurança dos usuários da BR-174, uma das principais rotas de ligação da região oeste de Mato Grosso com o restante do estado. A portaria também prevê que, caso haja agravamento nas condições estruturais, o tráfego poderá ser totalmente interditado.
 
 
De forma excepcional, a normativa autoriza o tráfego de veículos acima do limite estabelecido, desde que haja solicitação formal ao Dnit e emissão da Autorização Especial de Trânsito (AET), com base em critérios técnicos definidos por órgãos como o Inmetro.
 
 
Em articulação com a bancada federal e o governo do estado, o deputado Valmir Moretto anunciou que levará a demanda à sede do Dnit, em Brasília, com o objetivo de buscar uma solução que minimize os impactos à população local e ao setor do agronegócio.
 
 
 
 
 
POR ALEX RODRIGUES DA COSTA E OLIVEIRA / GABINETE DO DEPUTADO VALMIR MORETTO
 
 
 
 
 
  

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Sexta-Feira, 11 de Julho de 2025

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

14 Jul 2025

27ºC / 19ºC

15 Jul 2025

27ºC / 19ºC