10/06/2021 07:44:00

Dal Molin visita espaço destinado ao 1º Centro de Referência em Educação Inclusiva de MT

Centro de Referência funcionará nas dependências da antiga Escola Estadual Nilo Póvoas, em Cuiabá.

Dal Molin visita espaço destinado ao 1º Centro de Referência em Educação Inclusiva de MT - Notícias - Mato Grosso digital
O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) acompanhou, na terça-feira (25), uma vistoria técnica realizada por profissionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) às dependências da Escola Estadual Nilo Póvoas, em Cuiabá.
 
Depois de meio século em funcionamento, a instituição de ensino passa por adequações para abrigar o 1º Centro de Referência em Educação Inclusiva do Estado, espaço destinado para o atendimento de jovens e adultos portadores de deficiência, vítimas de violência doméstica, pacientes em tratamento contra a depressão, em situação de vulnerabilidade social, entre outros fatores que interferem na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo.
 
A implantação do centro também permitirá ações conjuntas com instituições de ensino superior para acolhimento de estagiários das áreas social e saúde como psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, etc, além de convênios com entidades voltadas para a formação de mão de obra de pessoas com deficiências (PcD’s).
 
A mudança foi proposta pelo deputado estadual em atendimento a demanda trazida por membros da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município de Sorriso.
 
“O que estamos vivenciando hoje, aqui, neste exato momento, é a realização do sonho de milhares de pessoas. São diretores de instituições, pais e familiares de estudantes que sofrem com a falta de atendimento especializado”, avaliou Xuxu Dal Molin ao agradecer o empenho do governo do estado.
 
“O envolvimento do secretário de Estado de Educação, Alan porto, da superintendente de Diversidades Educacionais da Seduc, Lúcia Santos, e da Assembleia Legislativa, através do nosso presidente Max Russi, que, inclusive se comprometeu em destinar parte do duodécimo para auxiliar na execução do projeto, foi fundamental para que pudéssemos implementar essa ação (...) em breve este espaço estará sendo utilizado por pessoas de todo estado, seja com foco na educação, saúde ou na qualificação profissional”, conclui o parlamentar.
 
Investimentos - O Centro de Referência em Educação Inclusiva será composto por espaços para atendimentos com equipes de multiprofissionais; suporte técnico e produção de material didático; formação continuada para professores e demais profissionais da educação; fortalecimento do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies); Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo (Ceaada) Professora Arlete Pereira Migueletti; atendimento da classe hospitalar, dos projetos Escola Gestora de Paz e Mediação, entre outros.
 
O projeto descritivo prevê investimentos na ordem de R$ 3 milhões para a execução das obras de adequações.
 
 
 
MICHEL FERREIRA DE SOUZA / Gabinete do deputado Xuxu Dal Molin
 
 
 
 
 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias


Cuiabá

. Umidade do ar:

16 Jun 2021

27ºC / 19ºC

17 Jun 2021

27ºC / 19ºC