23/02/2021 07:46:00
Coral da ALMT canta samba em clipe lançado nas redes sociais
Este é o terceiro vídeo gravado virtualmente e lançado nas plataformas digitais.

LAIS COSTA MARQUES / Secretaria de Comunicação Social
O coral da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em parceria com o coral do Tribunal de Contas do Estado (TCE), lançou um vídeo com a música “Tá Escrito” no intuito de compartilhar um pouco de esperança e alegria neste período em que o país estaria celebrando sua maior festa popular, o Carnaval. Este é o 3º vídeo realizado pelo coral da ALMT e o 4º vídeo do maestro Carlos Taubaté, regente dos dois corais.
Desde o início da pandemia, os ensaios presenciais do coral da ALMT foram suspensos para manter o distanciamento social e os encontros on line foram aos poucos sendo realizados como forma de retomar as atividades. E para mostrar todo esse trabalho, os vídeos surgiram como alternativa encontrada levar música e arte para as pessoas.
O maestro Carlos Taubaté, responsável pela condução dos corais e produção dos vídeos, explica que a ideia é para manter viva a chama do coral e levar uma mensagem de esperança e solidariedade para as pessoas. “Buscamos escolher músicas positivas, que tragam mais leveza para todos. Agora no Carnaval, que é nossa festa popular mais importante, a música fala justamente sobre fé e positividade”.
A jornalista da TV Assembleia, Lina Carvalho, integra o coral desde 2016 e o contato quase lúdico com os colegas sempre foi um dos motivos que a levaram a participar. Agora na pandemia, ela conta que os encontros, mesmo virtuais, têm contribuído aliviar o período. “A troca, o contato com os colegas, é o mais bacana do coral. Embora há quase um ano não tenhamos mais contato, o formato a distância tem ajudado a matar a saudade, ainda mais neste último trabalho que foi uma sambinha”.
Carlos Taubaté explica que cada vídeo demora cerca de dois meses para ficar pronto e exige dedicação antes, durante e depois de todos cantarem. Primeiro são feitos os arranjos do coral, instrumental e depois dos vocais individuais. Os integrantes recebem os materiais e as orientações, gravam uma “prova” e depois dos comentários do maestro enviam o vídeo final.
O material então passa por edição e mixagem para deixar tudo em harmonia. “O coral, mesmo quando canta músicas populares, é considerado uma linguagem erudita justamente pela complexidade.
Por isso alinhar tudo isso demanda tanta dedicação e técnica”, afirma Taubaté.
Ficha Técnica:
Música “Tá Escrito", de Xande de Pilares, Gilson Benini e Carlinhos Madureira
Arranjo Instrumento: Maicon Saati
Arranjo coral: Carlos Taubaté
Edição e Mixagem: Maicon Saati
Edição de vídeo e arte: Pineto Bonilha
Solos: Carlos Taubaté e Iasmin Medeiros
Direção artística: Carlos Taubaté
LAIS COSTA MARQUES / Secretaria de Comunicação Social
Leia também
Domingo, 28 de Fevereiro de 2021
Domingo, 28 de Fevereiro de 2021
Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
Sábado, 27 de Fevereiro de 2021
Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2021
Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2021

Cuiabá
. Umidade do ar:
02 Mar 2021
27ºC / 19ºC
03 Mar 2021
27ºC / 19ºC
ENTREVISTAS EM ÁUDIO
O Vereador Lilo Pinheiro(PRP), fala do seu sonho de criar A...
02/02/2017 12:22:00
As mais lidas
Política
Deputado Nininho indica projeto de iluminação e duplicação para Rondonópolis
28/02/2021 08:01:00
Política
João Batista e Juarez Costa se unem em prol da agricultura familiar de MT
28/02/2021 07:57:00
Política
Thiago Silva viabiliza reforma geral da escola Dorothy Stang, em Cláudia
28/02/2021 07:53:00