11/06/2024 08:50:00

Gestão ambiental descentralizada: AMM promove na próxima semana reunião técnica com a participação de Municípios, SEMA e TCE

Gestão ambiental descentralizada: AMM promove na próxima semana reunião técnica com a participação de Municípios, SEMA e TCE - Notícias - Mato Grosso digital

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) vai realizar na próxima terça-feira (18), às 14 horas, uma reunião para orientar prefeitos e equipes sobre a descentralização da gestão ambiental. A convite da instituição, técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) vão esclarecer dúvidas sobre o tema, considerado de grande relevância para as administrações locais.

 

Representantes do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), Ministério Púbico (MPMT) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec/MT) também estão sendo convidados para contribuir com o debate e auxiliar os municípios a atenderem a exigência legal.

 

A  AMM está mobilizando gestores e técnicos para participar da reunião que será realizada presencialmente na sede da instituição e transmitida de forma on-line para viabilizar a participação do maior número de representantes de prefeituras.

 

De acordo com relatório do TCE, 55 municípios já descentralizaram as atividades ambientais;16 estão em processo de descentralização, 20 estão com processos paralisados e em 51 não há descentralização.

 

Durante a reunião, uma das alternativas a serem debatidas será a municipalização da gestão ambiental  por meio de consórcios intermunicipais, visando o compartilhamento de recursos e a  redução de custos, uma das principais limitações de boa parte das prefeituras.

 

Desde 2019 a AMM participa ativamente dos debates relacionados à descentralização ambiental no estado. Equipe designada pela instituição integrou a comissão que alterou a Resolução Nº. 085/2014, que define as atividades, obras e  empreendimentos que causam ou podem causar impacto ambiental local. Este ano, a instituição também passou a fazer parte da Comissão Temporária criada para discutir a proposta de ampliação das atividades que poderão ser licenciadas em âmbito municipal.

 

 

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: [email protected]
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938

 

 

 

Fonte: Agência de Notícias da AMM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Sexta-Feira, 21 de Junho de 2024

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

26 Jun 2024

27ºC / 19ºC

27 Jun 2024

27ºC / 19ºC

ENQUETE

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Votar Ver resultados

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados