30/01/2026 08:50:00

“Cuiabá avança e está planejada para atender as crianças especiais”, afirma professora

“Cuiabá avança e está planejada para atender as crianças especiais”, afirma professora - Notícias - Mato Grosso digital
A coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME), professora Neuraides Ribeiro, avalia que a Prefeitura de Cuiabá, sob a gestão do prefeito Abilio Brunini, está planejada e preparada para avançar nos indicadores de qualidade aos alunos neurodivergentes. 
 
 
“A política de educação especial inclusiva em Cuiabá está avançando na forma de aprendizagem. Sabemos a importância do profissional de apoio para garantir as crianças neurodivergentes o acesso aos espaços nas escolas. A partir do trabalho dos professores lotados nas salas de recursos multifuncionais, oferecemos suporte aos professores da sala regular. Trabalhamos de forma articulada para garantir uma rotina de qualidade ao  desenvolvimento das nossas crianças”, explica.
 
 
Diante deste contexto, a professora Neuraides Ribeiro avalia que a Semana Pedagógica - Trilhando conhecimentos, competências e conexões com a tecnologia, evento realizado para trabalhar a formação, planejamento e alinhamento das ações educacionais e que durará até sexta-feira (30), assume papel de relevância para integrar professores, técnicos e expandir conhecimento as CADs (Cuidadoras de Alunos com Deficiências). 
 
 
“É um momento de integração  para que todos entendam a dinâmica da rede escolar. Vamos trabalhar com professores, técnicos e equipe gestoras. Quando a Prefeitura de Cuiabá investe na inclusão, patrocina um grande entendimento para a sociedade de modo geral em relação à qualidade da aprendizagem aqui ofertada para nossas crianças com transtornos de desenvolvimento”, conclui.
 
 
 
Qualidade do debate
Para abordar o tema “Autismo”, o primeiro dia da Semana Pedagógica contou com a palestra do doutor em Psicologia pela Universidade do Quebec, Thiago Lopes, graduado em Controle Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP).
 
 
Também foi discutida políticas para o ano letivo e currículo, processos formativos dos gestores e profissionais da educação; estudantes estrangeiros; temas transversais; atualizações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para conferir a íntegra da programação, clique AQUI
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Quinta-Feira, 29 de Janeiro de 2026

Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2026

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

02 Feb 2026

27ºC / 19ºC

03 Feb 2026

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados