08/11/2024 09:10:00

Nissan apresenta os resultados financeiros do 1º semestre de seu exercício fiscal de 2024

Nissan apresenta os resultados financeiros do 1º semestre de seu exercício fiscal de 2024 - Notícias - Mato Grosso digital
  • Previsão para o exercício fiscal completo de 2024 foi revista para baixo
  • Anúncio de ações de reestruturação para estabilização e redimensionamento do negócio, além de fortalecimento da gama de produtos para o crescimento sustentável
 
 
YOKOHAMA, Japão – A Nissan Motor Co., Ltd. anunciou hoje os resultados financeiros dos primeiros seis meses de seu exercício fiscal de 2024, que terminou em 30 de setembro de 2024. A empresa revisou para baixo sua previsão para o exercício fiscal completo de 2024.
 
 
Resultados financeiros do primeiro semestre do exercício fiscal de 2024
A receita líquida consolidada teve uma queda de 79,1 bilhões de ienes, totalizando 5,98 trilhões de ienes, enquanto o lucro operacional consolidado diminuiu 303,8 bilhões de ienes, fechando em 32,9 bilhões de ienes e representando um uma margem de lucro operacional de 0,5%. O lucro líquido1 foi de 19,2 bilhões de ienes.
 
Os volumes de vendas globais tiveram uma redução para 1,6 milhões de unidades em comparação com o ano anterior. A lucratividade foi afetada pelo aumento nas despesas de vendas e esforços de otimização dos estoques, principalmente nos EUA, além do aumento nos custos de manufatura (monozukuri).
 
A tabela abaixo resume os resultados financeiros da Nissan para o primeiro semestre do exercício fiscal de 2024, calculada com base no método de equivalência patrimonial para a joint venture do grupo na China.
 
 
Com base no método da Bolsa de Valores de Tóquio
Com base no método de equivalência patrimonial para a joint venture chinesa2
Em bilhões de ienes
Primeiro semestre
Ano Fiscal de 2023
Primeiro semestre
Ano Fiscal de 2024
Variação vs. FY23
Receita líquida
6.063,3
5.984,2
-79,1
Lucro operacional
336,7
32,9
-303,8
Margem operacional %
5,6%
0,5%
-5,1 pontos
Lucro ordinário
412,7
116,1
-296,6
Lucro líquido1
296,2
19,2
-277,0
 
 
Com base na média das taxas de câmbio de Iene japonês 153/Dólar Americano e Iene japonês 166/Euro no 1º semestre do exercício fiscal de 2024
 
 
Resultados financeiros do segundo trimestre do exercício fiscal de 2024
A receita líquida consolidada foi de 2,99 trilhões de ienes no período de três meses que terminou em 30 de setembro de 2024, enquanto o lucro operacional consolidado foi de 31,9 bilhões de ienes e o lucro líquido ficou negativo em 9,3 bilhões de ienes. A tabela seguinte resume os resultados do segundo trimestre do exercício fiscal de 2024, calculada com base no método de equivalência patrimonial para a joint venture do grupo na China.
 
 
Com base no método da Bolsa de Valores de Tóquio
Com base no método de equivalência patrimonial para a joint venture chinesa2
Em bilhões de ienes
Segundo trimestre
Ano Fiscal de 2023
Segundo trimestre
Ano Fiscal de 2024
Variação vs. FY23
Receita líquida
3.145,7
2.985,8
-159,9
Lucro operacional
208,1
31,9
-176,2
Lucro líquido1
190,7
-9,3
-200,1
 
 
Com base na média das taxas de câmbio de Iene japonês 150/Dólar Americano e Iene Japonês JPY 164/Euro no 2º trimestre do exercício fiscal de 2024
 
 
Perspectivas para o Exercício Fiscal de 2024
A Nissan revisou para baixo sua previsão para o exercício fiscal completo de 2024. As projeções atualizadas estimam uma receita líquida de 12.700 bilhões de ienes. O lucro operacional deve chegar a 150 bilhões de ienes, enquanto o lucro líquido está pendente de definição (a ser definido*), devido à avaliação que está sendo conduzida em relação aos custos necessários para os esforços de reestruturação previstos.
 
A empresa registrou a seguinte previsão para o exercício fiscal na Bolsa de Valores de Tóquio. Calculadas com base no método de equivalência patrimonial para a joint venture da Nissan na China, as previsões para o ano fiscal que terminará em 31 de março de 2025 são:
 
 
Com base no método da Bolsa de Valores de Tóquio
Com base no método de equivalência patrimonial para a joint venture chinesa2
Em bilhões de ienes
Previsão anterior para o Exercício Fiscal de 2024
Previsão revisada para o Exercício Fiscal de 2024
Variação vs. previsão anterior
Receita líquida
14.000,0
12.700,0
-1.300,0
Lucro operacional
500,0
150,0
-350,0
Lucro líquido1
300,0
A ser definido*
-
 
 
A média das taxas de câmbio para o exercício fiscal de 2024 revisado foram revistas partindo da premissa de Iene Japonês 149/Dólar Americano e Iene Japonês 164/Euro, contra as taxas de Iene Japonês 155/Dólar Americano e Iene Japonês 167/Euro, previsto anteriormente.
 
Devido à revisão da previsão financeira para o exercício fiscal, o conselho de administração decidiu não pagar dividendos intermediários. A perspectiva anterior para os dividendos no fim do exercício foi retirada e será definida de acordo com a recuperação do negócio. A Nissan vai continuar a priorizar a disciplina financeira como um componente essencial de seu plano de negócios The Arc.
 
 
Ações de reestruturação
Em meio a uma situação severa, a Nissan está tomando ações urgentes para reestruturar sua performance e criar um negócio mais enxuto e resiliente, capaz de se adaptar rapidamente às mudanças no mercado.
 
Para atingir um forte crescimento no futuro, a empresa vai implementar uma estrutura para garantir uma lucratividade sustentável e a geração de caixa, mesmo com uma projeção de vendas anuais de 3,5 milhões de unidades até o ano fiscal de 2026. Enquanto assegura uma execução diligente do plano de negócios The Arc, a Nissan busca otimizar as eficiências dos investimentos e a competitividade de produtos por meio de parcerias estratégicas com o Renault Group, a Mitsubishi Motors Corporation (MMC) e a Honda Motor Co., Ltd. Suas ações de reestruturação incluem:
 
 
Estabilizar e redimensionar o negócio
A Nissan pretende reduzir os custos fixos em até 300 bilhões de ienes (em comparação com o Exercício Fiscal de 2024) e os custos variáveis em até 100 bilhões de ienes (em comparação com o Exercício Fiscal de 2024), além de manter um forte fluxo de caixa livre.
 
Para isso, a Nissan vai fazer um corte de 20% em sua capacidade global de produção e uma redução de 9.000 pessoas em sua força de trabalho global. A empresa está implementando várias medidas para diminuir suas despesas gerais, administrativas e de vendas, reduzir o custo dos produtos comercializados, racionalizar seu portfólio de ativos e priorizar as despesas de capital e investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
 
O CEO Makoto Uchida vai reduzir voluntariamente sua remuneração mensal em 50% a partir de novembro de 2024. Os demais membros do comitê executivo também farão uma redução voluntária em suas respectivas remunerações.
 
 
Reforçar a competitividade de produtos e assegurar o crescimento
A Nissan vai acelerar alguns dos planos do planejamento estratégico The Arc para tirar proveito das oportunidades de mercado.
 
A empresa pretende avançar no lançamento de veículos movidos a novas energias na China, bem como modelos híbridos plug-in e e-POWER nos EUA, além de simultaneamente aumentar as vendas por modelo para aumentar as eficiências dos veículos.
 
A Nissan pretende reduzir o tempo de desenvolvimento de veículos para 30 meses e aprofundar as colaborações com o Renault Group, a Mitsubishi Motors Corporation (MMC) e a Honda Motor Co., Ltd., além de explorar outras parcerias estratégicas nas áreas de serviços de softwares e tecnologia.
 
Para facilitar a rapidez na tomada de decisões de ações de reestruturação, a Nissan vai nomear um Chief Performance Officer, que será responsável por vendas e lucratividade, a partir de 1º de dezembro.
 
 
Makoto Uchida, Presidente e CEO da Nissan, comentou:
"Estas medidas de reestruturação não significam que a empresa está encolhendo. A Nissan vai reestruturar seu negócio para se tornar mais enxuta e mais resiliente, além de reorganizar sua gestão para responder rapidamente e com flexibilidade às mudanças no ambiente de negócios. Nossa meta é melhorar a competitividade dos nossos produtos, que são fundamentais para o nosso sucesso, e reposicionar a Nissan de volta em uma trajetória de crescimento. Como um time unido, estamos dedicados a trabalhar juntos para assegurar uma implementação bem-sucedida dos nossos planos".
 
 
Observação: As previsões financeiras são baseadas em opiniões e estimativas feitas por meio do uso das informações disponíveis atualmente, que estão sujeitas a incertezas e riscos, portanto os resultados finais podem ser diferentes.
 
 
Para saber mais sobre a performance financeira da Nissan, acesse:
https://www.nissan-global.com/EN/IR/FINANCIAL/.
 
 
 
  • Lucro líquido atribuível aos proprietários da holding.
  • Desde o início do ano fiscal de 2013, a Nissan apresenta resultados calculados com base no método de equivalência patrimonial para a sua joint venture com a Dongfeng, na China. Apesar de o registro do lucro líquido permanecer inalterado sob este método contábil, a demonstração dos resultados pelo método de equivalência patrimonial passou a não incluir os resultados da Dongfeng-Nissan na receita e no lucro operacional.
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Terça-Feira, 10 de Dezembro de 2024

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

12 Dec 2024

27ºC / 19ºC

13 Dec 2024

27ºC / 19ºC