15/11/2019 07:41:00

Jaguar I-Pace 2020: as vantagens do carro elétrico

Jaguar I-Pace 2020: as vantagens do carro elétrico - Notícias - Mato Grosso digital

Sem dúvida, o principal motivador para se desenvolver a ideia de um carro elétrico é o fator ambiental. Calcula-se que o setor de transporte é responsável por 14% da emissão de gases poluentes que provocam o efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2).

 

Por muito tempo se pensou em alternativas aos veículos de combustão a óleo, mas todas elas fracassaram. Mas o setor de energia é uma das fontes de produção industrial que melhor a sociedade moderna domina e é praticamente onipresente.

 

A rede elétrica é capaz de tornar viável um sistema rodoviário baseado em modelos de carros mantidos por uma fonte de energia renovável.

 

Essa percepção estimula estudos sobre o impacto ambiental que a consolidação do carro elétrico na indústria automobilística poderia provocar.

 

 

 

 

 

 

 

Focando em uma microescala, um teste realizado no Brasil calculou quantos quilos de CO2 um carro elétrico evitaria despejar na atmosfera se apenas uma pessoa o usasse continuamente por seis meses. O resultado traz um número acachapante: um carro elétrico deixou de emitir 876 quilos de CO2 durante esse período. É o equivalente ao plantio de cinco árvores.

 

Mas as vantagens de carros como o Jaguar I-Pace 2020 não se resumem ao impacto ambiental. Refletem também no bolso do condutor.

 

Um estudo feito pela CPF Energia aponta que a economia com o consumo de combustível pode chegar a 84%. Isso sem contar a economia gerada por não precisar das manutenções necessárias devido à troca de óleo e vela.

 

Avalia-se que em um contexto de 10 milhões de carros do tipo no planeta, o que contribuiria para saltar o número de veículos do tipo no Brasil, o consumo de energia em razão desses carros represente aumento de 0,6 a 1,6% no Sistema Interligado Nacional.

 
 
Jaguar I-Pace 2020: desvantagens do carro elétrico

Bom, a desvantagem mais acintosa, no momento, de se adquirir um carro como o Jaguar I-Pace 2020, é o preço da criança.

 

É bom mesmo que se economize até 84% com combustível, pois ajudará a recuperar o investimento rapidamente. A tecnologia dos carros elétricos, por mais que esteja evoluindo ano após ano, ainda é muito onerosa, custosa para se produzir.

 

Esse custo se reflete no preço final para o consumidor. Estima-se que só a bateria do carro elétrico equivalha a metade do valor total do carro.

 

Certamente esse preço precisará baixar para que o carro elétrico se torne uma realidade.

 

Outro probleminha que precisará ser contornado para que o carro elétrico vingue nas grandes metrópoles são os pontos de abastecimento.

 

Eles funcionam como um celular. Você precisa carregar a bateria para que funcionem. Mas essa bateria tem um tempo limitado. A boa notícia é que rendem bem mais que seu smartphone.

 

No entanto, se o cálculo não for bem feito ou se houver algum imprevisto, o dono do carro elétrico pode ficar parado na estrada, mesmo estando com os bolsos cheios, se não achar um ponto de abastecimento.

 

Isso, atualmente, não seria difícil, porque existem poucos pontos de recarga pelas cidades. Somente os centros mais desenvolvidos contam com uma boa oferta.

 
 
O carro da Jaguar

Os primeiros carros importados do Jaguar I-Pace 2020 não saíram por menos do que R$ 449.190, mas já é possível encontrar por R$ 437 mil, o que não fará a menor diferença se você não tiver um terço desse valor à disposição. Entretanto, para quem tem grana, é uma diferença atrativa.

 

A fabricante Jaguar anunciou que a bateria completinha do Jaguar I-Pace 2020 é capaz de aguentar 470 quilômetros sem recarga. Mas testes indicam que, no Brasil, seu limite seja de 374 km.

 

 

 

 

 

 

 

Há variações conforme o tipo de estrada e condução do veículo. Em subidas o gasto é maior, enquanto na descida é possível economizar mais.

 

O carro vem equipado com dois motores elétricos, um no eixo traseiro e outro no dianteiro. A potência chega a até 400 cavalos, o que sem dúvida contribui para a aceleração de 0 a 100 km/h em quase 5 segundos.

 

A velocidade máxima que o Jaguar I-Pace 2020 pode alcançar é de 200 km/h.

 

 

A capacidade do porta-malas é de 656 litros.

As dimensões do Jaguar I-Pace 2020 são de 2,99 m de entre-eixos e 4,68 m de comprimento. Aliás, as dimensões largas do veículo podem ao mesmo tempo ser o ponto forte como o ponto fraco.

 

Forte por, com certeza, marca presença na pista, intimidar. Fraco por sua largura dificultar o manejo para estacionar em vagas médias e pequenas.

 

As rodas são de 20 polegadas e o veículo tem teto solar panorâmico.

 

O Jaguar I-Pace 2020 ainda tem três telas na parte interna. A maior tem 12 polegadas e substitui o painel de instrumentos. A média tem 10 polegadas e expõe as funções multimídia. A menor tem 5 polegadas e concentra os comandos de climatização.

 

Gostou deste conteúdo sobre o Jaguar I-Pace 2020? Então curta, compartilhe, avalie. Navegue por nossas categorias para conhecer outros modelos.

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019

Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019

Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019

Quinta-Feira, 05 de Dezembro de 2019

Quinta-Feira, 05 de Dezembro de 2019

Ver todos os notícias


Cuiabá

. Umidade do ar:

10 Dec 2019

27ºC / 19ºC

11 Dec 2019

27ºC / 19ºC