12/11/2024 09:15:00
Equipe Nissan de Fórmula E abre Temporada 11 com testes em Madri
Rowland e Nato obtêm a primeira experiência oficial nos carros GEN3 Evo enquanto Abbi Pulling lidera a sessão de testes exclusivamente feminina
MADRI, Espanha – A Equipe Nissan de Fórmula E concluiu os testes de pré-temporada no Circuito del Jarama, em Madri, enquanto a equipe continua a se preparar para a abertura da 11ª Temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA, prevista para dia 7 de dezembro, em São Paulo.
Oliver Rowland e Norman Nato, que retorna à equipe, entraram na pista nos novos carros GEN3 Evo que estarão presentes nas próximas duas temporadas, enquanto a pilota da Alpine Academy, Abbi Pulling, participou na sessão de testes exclusivamente para mulheres.
Tanto Rowland como o francês Nato foram ao circuito com foco na compreensão dos novos aspectos dos veículos Nissan e-4ORCE 05, como os pneus Hankook atualizados e o sistema de tração integral.
A tarde de quinta-feira deu às equipes a oportunidade de testar o novo recurso Pit Boost, definido para ser introduzido na temporada 2024/2025, que fornecerá um aumento de energia de 10% aos bólidos por meio de uma carga rápida de 600 kW de 30 segundos no pitlane, permitindo que os pilotos ativem posteriormente ‘Modo de Ataque’.
A última sessão de testes na sexta-feira resultou em ambos terminando entre os 10 primeiros pilotos, com Rowland em sexto e Nato em 10º. No geral, nos dias de testes oficiais, o britânico marcou o sétimo, enquanto o francês foi o 12º na tabela de tempos.
A dupla obteve muitos dados e informações úteis ao longo da semana, totalizando 389 voltas combinadas entre eles.
Na tarde da última sexta-feira houve a tão esperada sessão de testes exclusivamente feminina, com Abbi Pulling, membro da Alpine Academy, entrando na pista. A líder do campeonato da F1 Academy entrou no ritmo imediatamente, estabelecendo tempos de volta positivos e terminando no topo da tabela de tempos no final da sessão de três horas.
A 11ª temporada começa em São Paulo no dia 7 de dezembro de 2024, com a campanha também marcada por uma rodada dupla no e-Prix de Tóquio, que acontecerá no fim de semana de 17 a 18 de maio de 2025. O calendário completo pode ser encontrado aqui.
Tommaso Volpe, diretor-geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E: “Foi uma semana de aprendizado sobre a nova tecnologia GEN3 Evo e coletamos uma enorme quantidade de dados. O sistema de tração integral e os pneus novos fizeram a maior diferença, então esta será uma curva de aprendizado para todas as equipes na preparação para São Paulo. Também foi ótimo testar o Pit Boost na quinta-feira e estamos confiantes de que trará uma dimensão extra ao campeonato.
“Do lado dos pilotos, Norman adaptou-se muito bem à equipe e Oli está recuperando a velocidade com força enquanto tentamos continuar de onde paramos em Londres. Também foi ótimo ter Abbi participando da sessão de testes exclusivamente feminina. Ela foi muito profissional e teve um desempenho fantástico no carro para liderar a tabela de tempos. Estamos muito satisfeitos com nosso trabalho esta semana e isso estabelece uma ótima plataforma para melhorar ainda mais antes de irmos para o Brasil.”
“Por fim, os nossos pensamentos permanecem com o povo de Valência após as trágicas inundações da semana passada.”
Oliver Rowland, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E: “Foi uma semana valiosa para nós, ajudando a compreender os novos carros GEN3 Evo, bem como o novo motor e pneus. Os pneus são difíceis de entrar na ‘janela’ correta, mas uma vez lá, eles trazem muito mais aderência em uma volta e devem ser interessantes durante as corridas. Coletamos muitos dados ao longo das sessões e agora precisamos trabalhar na análise para maximizar nosso desempenho em São Paulo.”
Norman Nato, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E: “O objetivo final dessas sessões de teste é garantir que tenhamos a configuração correta para a rodada de abertura. Sinto-me forte no modo 300kW, o que é encorajador, e continuaremos a trabalhar no desempenho assim que a potência for aumentada. Agora é tudo uma questão de entender o que aprendemos esta semana e nos preparar para um evento forte em São Paulo no próximo mês.”
Abbi Pulling: “Foi uma sessão realmente emocionante e foi incrível colocar na vida real o que aprendi no simulador e experimentar a emoção de dirigir um carro Nissan de Fórmula E. Os tempos de volta foram fortes, o que é muito agradável. Acho que houve mais tempo para extrair o máximo do pneu, mas no geral estou feliz com o desempenho. Toda a equipe foi ótima, explicando-me tudo e tirando todas as dúvidas que eu tinha, então um grande obrigado a eles. Estou muito satisfeito por ter ajudado a Equipe Nissan de Fórmula E na preparação para a nova temporada e espero ter outra oportunidade de conduzir o carro no futuro!”
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan fez sua estreia em corridas totalmente elétricas na Temporada 5 (2018/19) do Campeonato ABB FIA de Fórmula E, tornando-se o primeiro e único fabricante japonês a entrar na série.
Na Temporada 7 (2020/21), a Nissan anunciou seu envolvimento de longo prazo na Fórmula E e seu compromisso com a era Gen3, que ocorrerá da Temporada 9 (2022/23) até o final da Temporada 12 (2025/26) da série de corridas totalmente elétricas.
Em abril de 2022, a Nissan adquiriu a equipe de corrida e.dams, com a montadora japonesa assumindo total propriedade de seu envolvimento no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que forneceria sua tecnologia de trem de força Nissan EV para a McLaren Racing durante toda a era Gen3 da Fórmula E.
Para a Temporada 10 do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, os pilotos da Nissan Fórmula E são Oliver Rowland e Sacha Fenestraz.
Em 28 de março de 2024, antes do primeiro E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se a primeira fabricante a se inscrever para a era Gen4, que vai até 2030, reforçando seu compromisso com suas metas de eletrificação Ambition 2030.
A Nissan corre na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero para um público global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os veículos totalmente novos oferecidos até o início da década de 2030 em mercados-chave. A montadora japonesa pretende trazer sua expertise na transferência de conhecimento e tecnologia entre a pista de corrida e a estrada para melhores veículos elétricos para os clientes.
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
Leia também
Terça-Feira, 10 de Dezembro de 2024
Terça-Feira, 10 de Dezembro de 2024
Terça-Feira, 10 de Dezembro de 2024
Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2024
Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2024
Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2024
Cuiabá
. Umidade do ar:
12 Dec 2024
27ºC / 19ºC
13 Dec 2024
27ºC / 19ºC
As mais lidas
Esporte
Flamengo tem conversas para contratar Roger Guedes para o lugar de Gabigol
10/12/2024 17:22:00