27/10/2025 08:47:00

Frente fria avança pelo Sul e provoca chuvas e ventos; confira o clima

Chuvas avançam no centro-sul do país e chegam ao Sudeste com queda de temperatura, em razão de frente fria que atuou no fim de semana

Frente fria avança pelo Sul e provoca chuvas e ventos; confira o clima - Notícias - Mato Grosso digital

Uma frente fria que avançou pelo Sul e Centro-Oeste do Brasil ao longo do fim de semana chega ao Sudeste nesta segunda-feira (27/10). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de chuva forte, ventos intensos e risco de temporais isolados. As temperaturas também devem cair nas regiões ao longo da semana

 

Para esta segunda, o órgão emitiu alertas meteorológicos para 18 estados. Os avisos são de risco potencial para chuvas fortes e ventos costeiros, ambos na menor intensidade, representados pela cor amarela.

 

Sul

Uma área de baixa pressão entre o Paraguai e o norte da Argentina, que gerou instabilidades no Rio Grande do Sul ao longo do fim de semana, deixa o estado, mas se mantém em Santa Catarina e no Paraná. Pancadas de chuva, com intensidade moderada a forte e possibilidade de raios e trovoadas, devem atingir o oeste e o sul do estado.

 

Com ventos que podem superar os 60 km/h, a chuva deve se manter entre 20 e 30 mm/h. Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 

Sudeste

Em São Paulo, a segunda deve comerçar com o dia começa abafado, mas as pancadas de chuva retornam à tarde, principalmente na capital e no interior.

 

Em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, após um fim de semana de sol forte e calor, o clima permanece estável e quente na segunda. No entanto, a partir desta terça-feira (28/10), a frente fria avança pelos estados e derruba as temperaturas, com alta probabilidade de chuvas intensas.

 

Centro-Oeste

O tempo firme predomina no Centro-Oeste, com sol, calor e umidade em níveis críticos, especialmente em Goiás e no Distrito Federal, onde os índices podem cair abaixo de 20% nas horas mais quentes do dia.

 

Em Mato Grosso do Sul, a frente fria deve provocar chuvas intensas e possíveis temporais ao longo da semana. A mesma previsão também chega ao sul de Mato Grosso, com ventos que podem superar os 60 km/h, a chuva deve se manter entre 20 mm/h e 30 mm/h. O restante da região segue sob domínio do calor e do ar seco.

 

Nordeste

No litoral do extremo sul da Bahia, há um alerta de perigo potencial para acumulados de chuva, de até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco. No Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte há alerta para ventos costeiros nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla.

 

Norte

No Norte, as instabilidades continuam concentradas sobre o Amazonas, Acre e Rondônia, alcançando o sul de Roraima e oeste do Pará, com possibilidade de chuva forte e trovoadas.

 

 

 

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Por: Laura Braga /  Metrópoles 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

29 Oct 2025

27ºC / 19ºC

30 Oct 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados