11/02/2026 16:56:00
Empresa dona do Mounjaro se manifesta sobre PL da quebra de patente
Eli Lilly diz que não foi incluída nas discussões sobre o tema e que é contrária à proposta que teve urgência aprovada na terça-feira (9/2)
A empresa farmacêutica Eli Lilly, detentora dos direitos do Mounjaro se manifestou nesta quarta-feira (11/2) contra a aprovação da urgência de um projeto de lei que declara o medicamento de “interesse público”.
Se a proposta for aprovada, a patente poderá ser quebrada e versões “genéricas” poderão ser comercializadas no Brasil, o que deve reduzir o preço das “canetas emagrecedoras”.
Em nota enviada à imprensa, a farmacêutica afirmou que não foi incluída nas discussões sobre o tema.
“Não é assim que se constrói uma política pública sólida e sustentável. O próprio arcabouço legal brasileiro exige que o licenciamento compulsório seja excepcional, tecnicamente justificado e iniciado pelo Poder Executivo. O Ministério da Saúde não emitiu qualquer determinação que apoie essa ação, e a Lilly, como titular da patente, nunca foi envolvida no processo”, declarou a empresa.
O requerimento de urgência foi aprovado na segunda-feira (9/2). Com isso, a proposta pode ser analisada diretamente no plenário da Câmara, sem passar por comissões temáticas. Se for aprovada, seguirá para o Senado Federal e, por fim, para sanção do presidente da República.
Obesidade
O texto foi apresentado pelo líder do PDT na Câmara, Mário Heringer (MG), que é médico. O deputado afirma que os medicamentos são importantes no tratamento da obesidade, mas têm alto custo no mercado farmacêutico.
“Ocorre que o preço comercial desses medicamentos é simplesmente impeditivo aos objetivos de uma medicina de massa, que precisa, hoje, tratar mais da metade da população adulta de um país que ultrapassa os 200 milhões de habitantes”, afirmou o parlamentar na proposta.
Foto: martenaba/Adobe Stock/ Agência Senado
Por: Maria Laura Giuliani / Metrópoles
Leia também
Quarta-Feira, 11 de Fevereiro de 2026
Quarta-Feira, 11 de Fevereiro de 2026
Terça-Feira, 10 de Fevereiro de 2026
Terça-Feira, 10 de Fevereiro de 2026
Terça-Feira, 10 de Fevereiro de 2026
Quinta-Feira, 05 de Fevereiro de 2026
Cuiabá
. Umidade do ar:
12 Feb 2026
27ºC / 19ºC
13 Feb 2026
27ºC / 19ºC
As mais lidas
Esporte
Fim da novela! Corinthians anuncia renovação com o lateral Fabrizio Angileri
11/02/2026 17:35:00
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados



