09/12/2025 08:55:00

Ciclone causa temporais em quase todo o país; Sul tem alerta vermelho

De acordo com o Inmet, 20 estado estão sob alerta para chuvas intensas nesta terça-feira (9); Sul pode ter ventos superiores a 100 km/h

Ciclone causa temporais em quase todo o país; Sul tem alerta vermelho - Notícias - Mato Grosso digital
A chegada de um ciclone extratropical junto à formação de uma frente fria provocam chuva forte em quase todo o país nesta terça-feira (9/12). As tempestades e temporais atingem principalmente os estados do Sul do país, que estão sob alerta vermelho, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 
 
Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina podem ter chuvas com volumes superiores a 100 mm/dia e ventos acima de 100 km/h, além de queda de granizo. O Inmet também alerta para a presença dos ventos costeiros em cidades como Florianópolis (SC), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS).
 
 
Segundo o órgão, o clima está sendo afetado pelo deslocamento de um centro de baixa pressão que atinge o oceano e forma mais de ciclone extratropical, que favorece as rajadas de vento. Já a frente fria, que se forma ao mesmo tempo, intensifica as pancadas de chuva.
 
 
Estados sob alerta
Conforme o Inmet, 20 estados do país estão sob alerta para chuvas. O Sul do país está sob alerta máximo, já a região centro-sul tem avisos de perigo e perigo potencial para as chuvas intensas. O Norte deve ter tempo abafado e chuvoso. Apenas o sertão do Nordeste não deve ter chuvas e corre risco de baixa umidade.
 
 
O Sudeste, por exemplo, tem alerta de perigo potencial. As pancadas estarão acompanhadas por ventos intensos, que podem chegar a 60 km/h. A máxima é de 33°C para capital fluminense, 30°C para Vitória (ES), 26°C Belo Horizonte (MG) e 24°C para São Paulo.
 
 
A previsão é de tempo abafado e chuvoso para as regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. O termômetro marca máxima de 34 °C, 30 °C e 28 °C em capitais como Manaus (AM), Palmas (TO) e Cuiabá (MT), respectivamente.
 
 
No Nordeste, a baixa umidade relativa do ar estará presente em estados como Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As altas temperaturas prevalecem na região e a máxima chega a 31°C em Fortaleza (CE) e 30°C em Natal (RN) e Recife (PE).
 
 
Alertas do Inmet
A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
 
  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
  • Observe alteração nas encostas;
  • Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
 
 
 
 
Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
 Por: Laura Braga / Metrópoles
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

11 Dec 2025

27ºC / 19ºC

12 Dec 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados