12/12/2025 08:30:00

Calor e tempestades marcam a sexta-feira no país; confira a previsão

Apesar do enfraquecimento do ciclone, ainda são esperadas tempestades em algumas regiões do país. Inmet emitiu alertas

Calor e tempestades marcam a sexta-feira no país; confira a previsão - Notícias - Mato Grosso digital

Após dias de temporais e ventos fortes, intensificados pela formação do ciclone extratropical, o sistema perdeu força, mas o tempo segue instável em grande parte do país, nesta sexta-feira (12/12). O sol reaparece, as temperaturas ficam elevadas, no entanto, são esperadas tempestades e ventanias em diversas regiões do país.

 

Na Região Sul do país, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão grandes volumes de chuva. Segundo um alerta vermelho divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), tempestades de até 100 mm/dia e ventos superiores a 100 km/h atingem áreas como o oeste paranaense e catarinense.

 

A situação é considerada preocupante, já que há risco de alagamentos, raios e queda de granizo. Essa mudança é intensificada por um cavado, ou seja, uma área alongada de baixa pressão, que provoca instabilidades e traz nuvens muito carregadas. Essa condição pode ainda favorecer tornados e micro explosões.

 

As tempestades também persistem nas regiões Norte e Centro-Oeste do país. Estados como Acre e Tocantins, além de Mato Grosso e Goiás, apresentam tempo quente e abafado, com chuva de até 50 mm/dia. Os termômetros marcam 33°C em Cuiabá (MT), 31°C em Goiânia (GO) e Rio Branco (AC), e 30°C em Palmas (TO).

 

O sol reaparece no Rio de Janeiro nesta sexta. São Paulo também apresenta tempo firme, com pouca nebulosidade, além de altas temperaturas. A máxima alcança os 35°C na capital fluminense e 32°C na paulista.

 

No Nordeste brasileiro, a baixa umidade relativa do ar estará presente em regiões como Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas, o que pode causar sensações de desconforto e ressecamento. Em Natal (RN), Recife (PE) e Maceió (AL), a temperatura máxima chega a 32°C, sem probabilidade de chuva.

 

Alertas do Inmet

A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:

Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
Observe alteração nas encostas;
Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

 

 

 

Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Por:  Laura Braga / Metrópoles

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

13 Dec 2025

27ºC / 19ºC

14 Dec 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados