02/12/2025 10:39:00

Por que os preços da maçã continuam altos?

Menor oferta nacional compensou a retração típica do consumo

Por que os preços da maçã continuam altos? - Notícias - Mato Grosso digital

Apesar da tradicional desaceleração nas compras no fim de mês, o mercado de maçãs manteve preços em alta na última semana de novembro. Segundo dados do Cepea (Hortifrúti/Cepea), a menor oferta nacional compensou a retração típica do consumo, sustentando as cotações nas principais regiões produtoras.

 

Oferta curta sustenta cotações da maçã gala

 

Entre 24 e 28 de novembro, a maçã gala graúda Cat 1 foi comercializada, em média, a R$ 141,20 por caixa de 18 kg, alta de 0,97% em relação à semana anterior. Já a gala graúda Cat 3 registrou média de R$ 114,20/cx de 18 kg, avanço de 1,8% no mesmo comparativo, de acordo com os levantamentos da equipe Hortifrúti/Cepea.

 

No acumulado de novembro, a gala graúda Cat 3 apresentou valorização de 3,3% na média das regiões classificadoras. Esse aumento reflete, sobretudo, os reajustes observados nas duas últimas semanas do mês, período em que a oferta seguiu mais enxuta e ajudou a manter o mercado firme.

 

Perspectivas para dezembro: volume segue baixo no início do mês

 

Para dezembro, pesquisadores do Cepea indicam que o volume de fruta disponível no mercado interno deve permanecer reduzido, principalmente até a segunda quinzena do mês. A expectativa é de que a colheita das variedades precoces tenha início no Paraná a partir desse período, o que tende a aumentar gradualmente a disponibilidade de maçãs no país.

 

Além da colheita inicial no Sul, o Cepea aponta que a entrada de maçãs importadas e a maior presença de frutas de caroço nas gôndolas — como pêssego, nectarina e ameixa — devem ampliar a concorrência no varejo e no atacado.

 

Concorrência com importadas e frutas de caroço pode limitar novas altas

 

Com esse cenário, a análise da equipe do Cepea é que a maior oferta doméstica, somada às importações e à competição com outras frutas de verão, pode conter movimentos mais fortes de alta nos preços da maçã ao longo de dezembro.

 

Ou seja, embora o mercado tenha mostrado firmeza no fim de novembro graças à oferta limitada, a tendência é de que novas valorizações significativas fiquem limitadas à medida que o consumidor passa a ter mais opções de frutas e o volume de maçãs aumenta no mercado brasileiro.

 

 

 

Foto: Funtrab

Por: Aline Merladete / Agrolink 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

03 Dec 2025

27ºC / 19ºC

04 Dec 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados