23/11/2021 07:25:00

Empaer e grupo de autoajuda promovem feira e fomentam agricultura familiar em Nova Olímpia

Os artesanatos apresentados na feira foram produzidos por quatro grupos de mulheres criados e acompanhados pela assistência técnica da Empaer

Empaer e grupo de autoajuda promovem feira e fomentam agricultura familiar em Nova Olímpia - Notícias - Mato Grosso digital

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com o Grupo de Mulheres Sonho do Campo da cidade de Nova Olímpia (a 207 quilômetros de Cuiabá), promoveram a 1ª Feira de Artesanato das Agricultoras Familiares “Artesanato Salva Vidas”. O objetivo da iniciativa foi apresentar as peças produzidas pelas agricultoras que participam de grupos de autoajuda  criados desde 2018 com assistência técnica da Empaer.

 

Realizado no primeiro domingo do mês de novembro, o evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre expositoras e visitantes, no salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. O evento contou com apoio da Prefeitura do município de Nova Olímpia, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Agricultura, Instituto Florescer, Associação dos Fornecedores de Cana do Vale do Rio Paraguai (Assovele), Câmara Municipal, Sicredi, além dos Grupos de Mulheres: Empoderadas, Margaridas e Mulheres Ativas.

 

A extensionista da Empaer, Claudineia Marcela de Souza, conta que durante as visitas aos produtores notou que as agricultoras precisavam de uma atenção maior devido a alta incidência de  depressão entre elas.  A ideia foi criar grupos e fomentar as atividades entre elas que pudessem trocar experiências por meio de atividades como o crochê, pintura em tecido e do petch aplique, com isso estimular mais uma fonte de renda ou um passatempo.

 

“Ao logo desses anos as adesões foram crescendo e a produção se diversificando. Vimos à necessidade de promover um evento para vender e mostrar os trabalhos para os comerciantes e moradores da cidade e da região”. Segundo Claudineia, estavam no dia da feira moradores de Tangara da serra, Cáceres e Barra do Bugres. “É uma enorme satisfação desenvolver um trabalho que esteja fazendo a diferença na vida de tantas mulheres guerreiras”.

 

 

A produtora da Comunidade São José Edineuza Rodrigues da Silva, 47 anos, frisa que o grupo Mulheres Ativas salvou a sua vida. “Eu tinha uma tristeza que não sabia explicar. Tenho tudo, um bom marido, meu filho, uma casa, mas me faltava algo. Com o grupo e o artesanato vi que outras mulheres estavam passando a mesma situação. A feira mostrou que somos capazes de muito mais. Vender os jogos de tapetes que fiz apenas conversando foi como abrir uma porta para novas experiências e aprendizados”.

 

Representando o prefeito, José Elpídio de Moraes Cavalcante, o chefe de gabinete Marcos Antônio dos Santos Lima destacou o trabalho da Empaer na articulação para a realização da feira e no atendimento aos agricultores. “Foi um momento mágico de  oportunidade de apreciar lindos produtos confeccionados pelas mãos das artesãs de Nova Olímpia, enaltecendo a valorização das agricultoras rurais. A Empaer faz um excelente trabalho na cidade.”

 

Durante a feira, as agricultoras também comercializaram os produtos da agricultura familiar. Dos artesanatos, elas tiveram a oportunidade de fazer contatos e receberam encomendas. A segunda edição já está sendo estudada para 2022 no mesmo mês.

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias


Cuiabá

. Umidade do ar:

07 Dec 2021

27ºC / 19ºC

08 Dec 2021

27ºC / 19ºC