20/05/2025 08:45:00
TCE-MT reforça ações contra mudanças climáticas com capacitações em nível local e nacional
Capacitação de auditores para uso do Painel ClimaBrasil e formação de gestores em defesa civil demonstram compromisso do Tribunal com prevenção e resposta a desastres naturais.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) tem intensificado sua atuação frente aos impactos das mudanças climáticas, com foco tanto na qualificação técnica de seus auditores quanto no apoio direto às administrações municipais. Em duas frentes complementares, o presidente do órgão de controle externo, conselheiro Sérgio Ricardo, determinou a promoção de ações estratégicas voltadas à prevenção, monitoramento e resposta a eventos climáticos extremos.
Nesta semana, auditores do TCE-MT participam, em Brasília, da capacitação promovida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o Painel ClimaBrasil, ferramenta que permitirá avaliar a capacidade de resposta de estados e municípios diante das mudanças climáticas. Representando o estado no treinamento, que será realizado de 19 a 23 de maio, estão os auditores públicos externos Ademir Aparecido Peixoto de Azevedo, Bruno de Paula Santos Bezerra e Karisia Goda Cardoso Pastor Andrade.
O Painel ClimaBrasil foi desenvolvido de forma colaborativa e está estruturado em três eixos fundamentais: governança, políticas públicas e financiamento.
Com a aplicação da ferramenta, os tribunais de contas poderão gerar diagnósticos padronizados e tecnicamente embasados, orientando não só o controle externo, mas também a formulação de políticas públicas mais eficazes. Os dados nacionais serão consolidados e apresentados na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro, em Belém (PA).
Auditores do TCE-MT participam da capacitação, em Brasília.
Paralelamente, o TCE-MT concluiu na última sexta-feira (16) a capacitação “Proteção e Defesa Civil – Plano de Contingência”, voltada a gestores públicos de todo o estado. A formação, realizada entre os dias 14 e 16 de maio, é uma resposta direta à alarmante constatação de que 81% dos municípios mato-grossenses ainda não adotam medidas eficazes para lidar com desastres naturais.
Na abertura do encontro, Sérgio Ricardo destacou que a atuação do órgão vai além da fiscalização. “A estruturação da defesa civil é uma responsabilidade local, mas é nossa missão orientar e oferecer os caminhos. Estamos trabalhando para que todos os municípios estejam preparados para enfrentar os eventos extremos que já se tornaram realidade”, afirmou.
De acordo com a Nota Recomendatória nº 01/2025, emitida pelo TCE-MT, apenas 6% dos municípios do estado possuem alta capacidade de resposta a emergências. O levantamento aponta ainda que 40 cidades apresentam risco elevado para deslizamentos, enxurradas e inundações, entre elas, Barra do Garças, Paranatinga e Várzea Grande. Além disso, 13 municípios sequer estão cadastrados no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).
Ao integrar esforços em diferentes esferas, o TCE-MT demonstra um compromisso consistente com a agenda climática e com a proteção da população mato-grossense. A combinação entre análise técnica de riscos e capacitação prática de gestores busca transformar a realidade de vulnerabilidade em um modelo de atuação preventiva, coordenada e eficaz.
Leia também
Domingo, 06 de Julho de 2025
Domingo, 06 de Julho de 2025
Domingo, 06 de Julho de 2025
Domingo, 06 de Julho de 2025
Sábado, 05 de Julho de 2025
Sábado, 05 de Julho de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
07 Jul 2025
27ºC / 19ºC
08 Jul 2025
27ºC / 19ºC