30/05/2025 08:30:00
PL do deputado Botelho determina ao Estado criar Programa de Mutirões de Cirurgias Eletivas
Dentre as especialidades com maior demanda estão: otorrinolaringologia, ginecologia e cirurgia geral

Pensando no avanço da saúde pública em todo o Estado, foi levado a plenário para segunda votação e aprovado pelos parlamentares, durante sessão ordinária, desta quarta-feira 21, o PL 52/2023, de autoria do deputado Eduardo Botelho (União Brasil), que cria o programa de mutirões de cirurgias eletivas de Mato Grosso com a finalidade de reduzir as filas de espera em conjunto com os municípios e entidades públicas e privadas sem fins lucrativos.
No texto do projeto, em seu artigo 3º, está descrito que a seleção dos beneficiários deverá levar em conta os pacientes registrados no Sistema Único de Saúde – SUS, devendo ser disponibilizada lista aos órgãos de controle interno do Executivo e ao Ministério Público de Mato Grosso que possibilite a verificação da ordem em que cada pessoa se encontra.
A atual realidade em todo território mato-grossense, deixa claro um grande número de pacientes em filas de espera, aguardando por diversos tipos de cirurgias. “As dolorosas filas sempre foram e são um problema para a população que depende do atendimento público de saúde, sendo necessário que a cooperação entre Estado, Municípios, entidades públicas e entidades privadas sem fins lucrativos se torne política pública prevista em lei”, ressaltou o deputado Eduardo Botelho.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), ficará com a responsabilidade em administrar os trabalhos como incentivar a realização dos mutirões, definir os locais mais adequados para a realização das cirurgias e fiscalizar a obediência à lista de ordem dos beneficiários. Assim, como, as despesas decorrentes da aplicação desta lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias da SES, consignadas no orçamento vigente, e suplementada se necessário.
No transcorrer do texto da matéria, ainda fica destacado que dentre as especialidades com maior demanda estão: otorrinolaringologia, ginecologia e ainda cirurgia geral.
A matéria segue, agora, para sanção do Governo do Estado de Mato Grosso.
Autor: Sheila Borges (ALMT) Imagens: Vanderson Ferraz (ALMT)
Leia também
Domingo, 06 de Julho de 2025
Domingo, 06 de Julho de 2025
Domingo, 06 de Julho de 2025
Domingo, 06 de Julho de 2025
Sábado, 05 de Julho de 2025
Sábado, 05 de Julho de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
07 Jul 2025
27ºC / 19ºC
08 Jul 2025
27ºC / 19ºC