16/06/2025 08:10:00
Distribuição de mudas e fomento às novas tecnologias impulsionam a agricultura familiar em MT
Em dois anos, a Seaf, em parceria com a Empaer, distribuiu 260 mil mudas de banana e 170 mil mudas de citrus, provenientes de viveiros de alta qualidade

Pesquisas e experimentos conduzidos no Centro Regional de Pesquisa e Transferência de Tecnologias (CRPTT) da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em Tangará da Serra, vêm impulsionando o desenvolvimento de tecnologias voltadas à agricultura familiar em várias regiões de Mato Grosso.
Os estudos, que contam com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), se concentram em cultivares adaptadas, técnicas de manejo e inovações que aumentam a produtividade com sustentabilidade.
Titular da Seaf, a secretária Andreia Fujioka ressaltou as ações em apoio à produção, por meio da distribuição de mudas e da criação de políticas públicas estruturantes.
“Nosso objetivo é fortalecer cadeias produtivas e transformar Mato Grosso também em um grande produtor de frutas, como o cacau, diversificando a base agrícola do Estado, que hoje é referência em grãos e carnes. Por isso, é tão importante investir em pesquisa. A equipe de pesquisadores da Empaer faz isso com excelência.
Temos os melhores profissionais desenvolvendo estudos incríveis”, afirmou Andreia.
Em dois anos, a Seaf, em parceria com a Empaer, distribuiu 260 mil mudas de banana e 170 mil mudas de cítrus, provenientes de viveiros de alta qualidade. “Já temos novos termos de referência para a continuidade do programa”, anunciou a secretária.

O engenheiro agrônomo e analista de desenvolvimento econômico e social, Luciano Gomes Ferreira, da equipe da Unigepe (Unidade de Gestão e Projetos), destacou os avanços obtidos nos experimentos realizados no CRPTT.
“Temos várias pesquisas em diferentes culturas. Esses eventos são importantes para difundir tecnologia e disseminar conhecimento entre estudantes, técnicos e agricultores familiares. Os pesquisadores estão trabalhando com questões como espaçamento, densidade e níveis de adubação para recomendar as melhores práticas aos pequenos produtores”, explicou.
“Quem conhece o dia a dia das propriedades e vê o esforço dos agricultores entende a importância da pesquisa científica. Aqui, temos colegas que dedicaram anos ao estudo da cultura da banana, porta-enxertos de maracujá resistentes e novas cultivares de abacaxi, em parceria com a Unemat. Precisamos garantir que essas pesquisas continuem, pois são fundamentais para desenvolver sistemas de produção adaptados às condições de solo e clima de Mato Grosso”, destacou Luciano Ferreira.

A aluna da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) de Tangará da Serra, Crislaine Andrade da Silva, ressaltou a importância das visitas técnicas.
“Mato Grosso é um dos maiores produtores de alimentos do país. Estar aqui, vendo a pesquisa de perto, amplia nosso conhecimento e nos inspira. Parabéns aos pesquisadores e agricultores familiares pelo trabalho”, reconheceu

“Investir em pesquisa é investir no futuro da agricultura familiar. A atuação conjunta da Seaf e da Empaer garante que o conhecimento gerado chegue até quem realmente transforma a terra em alimento — neste caso, o produtor de pequena escala”, concluiu Fujioka.
Leia também
Domingo, 06 de Julho de 2025
Domingo, 06 de Julho de 2025
Domingo, 06 de Julho de 2025
Domingo, 06 de Julho de 2025
Domingo, 06 de Julho de 2025
Sábado, 05 de Julho de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
07 Jul 2025
27ºC / 19ºC
08 Jul 2025
27ºC / 19ºC