06/10/2025 09:10:00

GWM Haval H9 chega por R$ 309 mil com motor diesel e 7 lugares

Modelo estreia com preço de Jeep Commander para brigar também com Toyota SW4

GWM Haval H9 chega por R$ 309 mil com motor diesel e 7 lugares - Notícias - Mato Grosso digital

Apostando em luxo, requinte e preços bem mais acessíveis que alguns de seus rivais, a GWM lança o SUV Haval H9 no mercado brasileiro. O modelo chega com preço promocional de R$ 309 mil, que subirá para R$ 319 mil após o dia 20 de setembro, e visa brigar por espaço com Jeep CommanderToyota SW4 e Mitsubishi Pajero Sport.

 

O segundo representante da linha Haval no país aposta em visual quadrado, clássico de SUVs como o Land Rover Defender, para buscar clientes que precisam de um SUV espaçoso, multiuso, tecnológico e também com capacidade off-road.

 

O modelo chega com motor 2.4 turbodiesel de 184 cv de potência e 480 Nm (48,9 kgfm) e entrega 100% do torque já em 1.500 giros. Esse propulsor é acoplado ao câmbio automático de 9 marchas e fabricado pela própria GWM. Esse conjunto é exatamente o mesmo usado na Poer P30, e também traz tração 4x2, 4x4 alta e 4x4 reduzida com diferencial dianteiro e traseiro, que podem ser bloqueados ao pressionar um botão.

 

 

 

 

GWM Haval H9 tem visual inspirado no Land Rover Defender

Foto: Divulgação

 

 

 

O foco em off-road do modelo está presente também na própria construção do Haval H9, que além da estrutura de cabine sobre chassi, traz ainda proteção de motor, transmissão e tanque de combustível, com espessuras variando entre 1,2mm e 3 mm.

 

A suspensão dianteira é do tipo duplo A e a traseira conta com eixo rígido e sistema 5 braços. O curso de suspensão é de 221 mm na dianteira e 235 mm na traseira, o que ajuda nos ângulos de 31º de ataque, 22,5º de rampa e 25º de saída. Vale destacar os 22,4 cm de altura mínima do solo e a capacidade de profundidade de 800 mm.

 

As dimensões do Haval H9 são de 4,95 m de comprimento, 1,93 m de altura, 1,97 m de largura e entre-eixos de 2,85 m, o maior da categoria.

 

 

Cabine luxuosa

 

 

Haval H9

Foto: Divulgação/GWM

 

 

 

Conhecendo o mercado de veículos de luxo no país, a GWM sabe que o Haval H9 precisa aliar conforto e requinte. Os bancos trazem revestimento em couro, seis ajustes elétricos para o motorista e quatro para o passageiro, massagem com oito modos, ventilação e aquecimento para os bancos dianteiros.

 

A cabine ainda conta com painel de instrumentos de 10,25 polegadas e central multimídia de 14,6 polegadas com conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, teto solar panorâmico, comandos de voz em português brasileiro, carregador sem fio de 50W, portas USB-A, USB-C e sistema de som com 10 alto-falantes.

 

 

 

Haval H9 terá capacidade para 7 ocupantes adultos, segundo a marca chinesa

Foto: Divulgação/GWM

 

 

 

Os ocupantes da segunda fileira também possuem bastante requinte e contam com controle para ar-condicionado, bancos com ventilação no assento e encosto, porta-objetos climatizado, tomada 12V e duas saídas USB.

 

Na terceira fileira há saídas de ar-condicionado no teto, luzes em LED, e porta-objetos lateral. Segundo a marca, é possível transportar adultos com conforto na terceira fileira de bancos.

 

 

Com terceira fileira rebatida, assoalho não fica totalmente plano

Foto: Divulgação

 

 

 

Na configuração de sete passageiros, o porta-malas tem apenas 88 litros de capacidade volumétrica, que sobe para 791 litros com apenas cinco lugares. Com apenas os bancos dianteiros, o espaço sobe para 1.580 litros.

 

 

Sistema ADAS e segurança

O Haval H9 oferece condução semi autônoma (ADAS 2+) que inclui cruzeiro adaptativo com Stop & Go, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência e monitoramento de tráfego cruzado traseiro. O modelo conta ainda com seis airbags e faróis em LED matriciais com ajuste automático.

 

 

Primeiras impressões Haval H9

 

 

Haval H9 será montado no Brasil ainda em 2025

Foto: Divulgação/GWM

 

 

 

O teste foi realizado no mesmo local da picape Poer P30, mas o SUV apresentou uma condução bastante diferente da apresentada pela picape, mesmo usando a mesma plataforma e motor. No caso do modelo mais caro, a GWM oferece mais conforto, mesmo em situação off-road.

 

No uso off-road o Haval H9 não sentiu nenhuma dificuldade, mesmo com um trajeto bem molhado e enlameado. Encarar pedras e buracos no caminho foram tarefas bem fáceis para o modelo e, na cabine, pouco foi sentido.

 

Nesse primeiro contato, o Haval H9 se mostrou um modelo muito mais acertado que a Poer P30, especialmente na suspensão, que pulava bem menos durante o trajeto off-road.

 

O conjunto mecânico dispõe do motor 2.4 turbodiesel de 184 cv e 48,9 nm de torque, e vai de zero aos 100 km/h em 13 segundos. No teste off-road, o motor não decepcionou, mas é possível que em situações de estradas falte um pouco de fôlego.

 

É importante relembrar que ele é mais fraco que SW4 (204 cv e 50,9 kgfm), Commander (200 cv e 45,8 kgfm) e Pajero Sport (190 cv e 43,9 kgfm).

 

 

 

 

GWM Haval H9 traz motor menos potente do que os rivais

Foto: Divulgação

 

 

 

Vale destacar que o Haval H9 é mais completo que a picape e também tem tratamento acústico aprimorado. O ruído do motor raramente foi ouvido durante o período do teste. Os bancos são extremamente confortáveis e a opções de aquecimento, ventilação e massagem, bem como a facilidade de acesso aos comandos ajudam a melhorar o conforto ao dirigir.

 

Um ponto de decepção foi a central multimídia, que apesar da ótima dimensão, funcionamento veloz e das funções como câmera de ré e 360, apresentou problemas ao conectar com o Android Auto.

 

Após cerca de 20 minutos rodando fora de estrada, o sistema simplesmente desconectou do celular, e ao reconectar, a música ficava travando, mesmo estando salva para uso off-line no serviço de streaming. Pensando em ser um veículo de uso em viagens, é um problema que pode incomodar bastante.

 

 

 

 

GWM Haval H9 conta com estribo elétrico

Foto: Divulgação

 

 

 

Veredito

O Haval H9 encanta pelo acabamento interno e capacidade de levar 7 adultos com tranquilidade. Itens como aquecimento e ventilação nos bancos, até mesmo na segunda fileira, garantem muito conforto para longas viagens.

 

O motor ainda precisará ser posto à prova em outras situações, mas nesse ambiente em específico não decepcionou, mas deixa claro que o Haval H9 é um carro pesado.

 

 

 

Porta-objetos tem capacidade para 10kg; estepe "quinta roda" fica sob a carroceria

Foto: Divulgação

 

 

 

A principal aposta da GWM é o custo-benefício com o Haval H9, e o modelo tem ótimos argumentos para justificar a aposta nele para ser montado no Brasil ainda em 2025 - as primeiras unidades saem da fábrica no último trimestre. Resta saber se o público desse segmento, conhecido por ser conservador, dará à GWM uma chance.

 

É bem possível que os compradores iniciais sejam clientes que já possuem um Haval H6 e desejam um veículo maior e mais completo. A aposta em 10 anos de garantia de fábrica, assim como disponível para a Poer P30 é a grande aposta da GWM para conquistar esse público, mas só o tempo vai dizer se a estratégia foi correta. O potencial está presente, mas ser concretizado é difícil.

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

18 Oct 2025

27ºC / 19ºC

19 Oct 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados