06/10/2025 15:42:00

Alckmin cita Rubio na interlocução: “Diálogo melhor que esperávamos”

Lula conversou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na manhã desta segunda-feira (6/10), sobre o tarifaço

Alckmin cita Rubio na interlocução: “Diálogo melhor que esperávamos” - Notícias - Mato Grosso digital

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que a ligação entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do Brasil, e Donald Trump, dos Estados Unidos, foi “muito positiva” e superou as expectativas do Palácio do Planalto.

 

“Foi muito positiva. Como o presidente Trump reiterou, boa química, conversa proveitosa e é claro que agora teremos os seus desdobramentos”, avaliou Alckmin.

 

Lula designou o vice-presidente, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para intermediarem as negociações sobre as tarifas. Por parte do governo dos Estados Unidos, o secretário de Estado, Marco Rubio, ficou responsável.

 

“Foi muito boa a conversa, melhor até do que nós esperávamos. Então, estamos muito otimistas que a gente vai avançar. O presidente Lula destacou a disposição do Brasil para o diálogo e para a negociação”, disse o vice-presidente e ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio.

 

A ligação entre os presidentes durou cerca de 30 minutos, e os dois concordaram em agendar um encontro presencial “em breve”. Alckmin acompanhou a conversa, ao lado dos ministros Fernando Haddad, Mauro Vieira e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação).

 

Durante a conversa, o chefe do Executivo pediu a revogação das tarifas de 40% sobre exportações brasileiras aos Estados Unidos e a retirada das sanções impostas a autoridades.

 

“O presidente Lula colocou que as sanções aos ministros, as questões dos vistos e tal, não são justas e que isso também deveria ser rediscutido”, declarou Alckmin.

 

Atualmente, os Estados Unidos sancionam com a Lei Magnitsky o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator das ações sobre a trama golpista que resultaram na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A Casa Branca também retirou os vistos de turistas de algumas autoridades brasileiras; entre elas, os ministros Jorge Messias (AGU) e Alexandre Padilha (Saúde).

 

Segundo o vice-presidente, uma nova reunião com Trump ainda não tem data marcada.

 

 

 

Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Por: Daniela Santos, Alice Groth / Metrópoles

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

16 Oct 2025

27ºC / 19ºC

17 Oct 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados