11/07/2019 07:53:00

Thiago Silva apresenta projeto que garante “marca de qualidade” para artesanato local

Pela proposta, o selo será concedido pelo órgão competente definido em regulamento

Thiago Silva apresenta projeto que garante “marca de qualidade” para artesanato local - Notícias - Mato Grosso digital

O deputado Thiago Silva (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 628/2019, que institui o Selo de Qualidade Artesanal, destinado à identificação de produtos artesanais originários do estado de Mato Grosso. O projeto prevê que o Selo de Qualidade Artesanal vire a garantia de que o produto é de elaboração artesanal, de qualidade adequada e ecologicamente correta, e de que sua procedência é do estado, além de que o produto tem as garantias de higiene e sanitárias atestadas.

 

Pela proposta, o  selo será concedido pelo órgão competente definido em regulamento, à vista de relatório sobre a análise do produto realizado por organização estadual sem fins lucrativos que congregue os artesões do estado, além do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

 

 

 

 

O artesão beneficiado depositará no órgão competente um exemplar de cada um de seus produtos, acompanhado de descrição do material e das técnicas utilizadas. A descrição do material e das técnicas utilizadas será registrada em livro próprio, em nome do artesão que o apresentou.

 

Na justificativa, o deputado argumenta que  o artesanato mato-grossense é uma das mais fortes expressões culturais do estado,  mas a atividade não conta atualmente com nenhuma forma de notificação de qualidade ou de controle. “Sem esse selo, acarreta prejuízo aos nossos artesãos, visto que com esse controle haveria uma forma mais eficaz de se evitar a pirataria e a apropriação ilegal e criminosa das marcas e dos produtos”, explicou Thiago.

 

Com o selo, o parlamentar acredita que os produtos artesanais terão agregação de valor, pois terão, segundo o parlamentar, uma “marca” que os diferenciará dos demais pelas características, pelo modo de elaboração e pelas influências da cultura mato-grossense em seu processo de produção.

 

 

 

LUCAS PERRONE / Gabinete do deputado Thiago Silva

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias


Cuiabá

. Umidade do ar:

17 Jul 2019

27ºC / 19ºC

18 Jul 2019

27ºC / 19ºC