29/04/2021 07:53:00

Deputado João Batista realiza visita técnica na Politec e levanta demandas

Agenda teve duração de quase cinco horas e passou pelos principais núcleos de atuação da categoria.

Deputado João Batista realiza visita técnica na Politec e levanta demandas - Notícias - Mato Grosso digital
O deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros), que preside a Comissão de Segurança Pública e Comunitária (CSPC) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), realizou uma visita técnica nas dependências da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), na tarde de terça-feira (20). A agenda, que teve duração de quase cinco horas, foi conduzida pelo diretor-geral da Politec, Rubens Sadao Okada, que mostrou ao parlamentar os principais setores de atuação da instituição.
 
Dentre os principais núcleos de atuação da Politec, Batista teve a oportunidade de conhecer o dia a dia dos seguintes setores: Núcleo Sistêmico, Balística Forense, Documentoscopia (perícia grafotécnica), a Gerência de Computação Forense, o Laboratório responsável pelos exames de DNA e análise de substâncias, finalizando a visita no IML.
 
Para o parlamentar, que é um estudioso da Segurança Pública e policial penal de carreira, a visita pelas instalações da Perícia Oficial do Estado, mostraram os avanços da categoria, assim como as principais deficiências que precisam ser sanadas pelo Poder Executivo.
 
“Hoje podemos observar que a principal carência dentro da Politec é relacionada ao quesito ‘efetivo’, entretanto, não podemos deixar de relatar a falta de investimentos em alguns setores, quando o assunto é ‘equipamentos’. Como agente de segurança e em exercício da minha função, preciso estar devidamente paramentado, confiar em meu equipamento de trabalho. Para os agentes da Politec, a situação é a mesma, alguns aparelhamentos do órgão estão em funcionamento já há quase 20 anos”, disse o deputado.
 
Como presidente da CSPC, Batista fez o convite ao diretor-geral da Politec para que ele participe da próxima sessão da comissão. De acordo com Okada, que aceitou o convite feito pelo parlamentar, é necessário que o governador Mauro Mendes (DEM), passe pela mesma experiência de visitação, para que conheça de perto as reais necessidades da instituição.
 
“Contamos com excelentes profissionais em nossa equipe, infelizmente o nosso quadro efetivo não atende a demanda de todo o Estado de Mato Grosso. Precisamos dobrar a nossa capacidade física e humana, realizamos mais de 60 mil perícias por ano e não recebemos o devido reconhecimento das nossas ações. Hoje, com a presença do deputado João Batista, que preside a CSPC, esperamos mudar este cenário e dar o devido reconhecimento que o profissional da Politec merece”, agradeceu o diretor-geral, Rubens Sadao Okada.
 
Membro da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da ALMT, o deputado estadual Dr. João (MDB), esteve presente no início da agenda e garantiu, ao lado do deputado João Batista, trabalhar em prol do devido aparelhamento da Politec.
 
 
 
BRUNO BARRETO / Gabinete do deputado João Batista
 
 
 
 
 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias


Cuiabá

. Umidade do ar:

19 May 2021

27ºC / 19ºC

20 May 2021

27ºC / 19ºC